17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Exposição reúne obras inéditas de quatro artistas de Florianópolis

spot_img

Exposição reúne obras inéditas de quatro artistas de Florianópolis

spot_imgspot_img

Os artistas Albertina Prates, Anderson Rodrigues, Betânia Silveira e Paulo Govêa expõem trabalhos inéditos a partir do dia 19 de fevereiro, no Ateliê Paulo Govêa. Em “Tudo ao redor é desejo”, cada artista trabalhou sua técnica e inspiração, a partir do tema “Desejo”, em obras criadas especialmente para o evento.

O objetivo da mostra é explorar as possibilidades de agrupar, em um mesmo espaço, artistas de segmentos diferentes nas artes plásticas em Florianópolis, dirigidos sobre um conceito específico na apresentação de seus trabalhos e sem a intervenção de uma curadoria.

O ponto de partida do grupo é o desejo que está ao redor, que nos cerca, visível, palpável, ou não. O desejo que é o ato de querer, ambicionar, cobiçar, aspirar a algo que não se possui. “Se formos buscar na religião católica, a origem de tudo se dá com o desejo, aquele que nos expulsou do Éden. O primeiro desejo, aliás, é a procura pelo saber”, explica Albertina Prates, formada pelo Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Em seu trabalho para a mostra, Albertina Prates faz uma analogia entre a criação e a serpente que desperta o desejo, em pinturas de grandes proporções. A artista visual e professora do CEART, Betânia Silveira, desenvolveu objetos, em cerâmica e madeira, que convidam à aproximação e à interação, colocando o desejo alheio como elemento que completa a obra.

O artista multimídia Anderson Rodrigues desenvolveu um trabalho que mistura impressões eletrônicas à pintura e Paulo Govêa faz uso de alguns ícones da nossa cultura, além de misturar técnicas de grafitti à pintura sobre tecido; ambos usam a figura feminina como figura central.

“Todas as obras foram estudadas para compor harmoniosamente com o local. Tivemos também a preocupação de estabelecer um diálogo entre as obras e o público convidado”, completa Betânia Silveira. A montagem da exposição conta com o apoio do LAB- Assessoria de Projetos e do DJ Dr. T.

A abertura no dia 19 será fechada para convidados e direcionada para um público específico de formadores de opinião, artistas colaboradores, arquitetos, empresários e consumidores em potencial. O evento informal caracteriza-se como uma ”art open house”, em que o artista abre sua casa ou seu ateliê para mostrar sua recente produção artística. Durante a semana, de 20 a 27 de fevereiro, os trabalhos poderão ser visitados mediante agendamento.

Sobre os artistas

Albertina Prates é formada em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC), sendo pós-graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Artes Visuais Contemporânea, também pela UDESC. A artista plástica ainda tem em sua trajetória artística trabalhos na área de comunicação para televisão e executou figurinos para teatro, direção de arte e ilustração. Seus quadros de grandes proporções chamam a atenção do público e muitas de suas obras estão instaladas em ambientes e edificações públicas em cidades catarinenses. Sua última mostra foi realizada no Museu de Arte de Santa Catarina em Florianópolis. O trabalho da artista pode ser visto nos site: www.albertinaprates.com.br

Betânia Silveira é artista plástica e professora de cerâmica, mestre em Poéticas Visuais pela USP – Universidade de São Paulo, especialista em Cerâmica pela Universidade de Passo Fundo, RS, e graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, cursa doutorado em Artes Cênicas e atua como professora do CEART, nos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. Também atuou, por doze anos, como orientadora na Oficina de Cerâmica do Departamento Artístico Cultural da UFSC, em cursos de extensão e da mesma forma na Oficina de Cerâmica do Centro Integrado de Cultura (CIC). Sua obra já foi vista em Cuba, Inglaterra, Suécia, Portugal e Turquia.

Anderson Rodrigues estudou gravura e processos gráficos e fez estudos sobre desenho e pintura. O artista tem em seu trabalho artístico elementos da cultura pop e suas interações e manifestações são simples. Seu trabalho também percorreu alguns países da América Latina em mostra coletivas do Clube da Gravura com artistas catarinenses. De 1990 a 1999, participou de várias mostras coletivas e individuais. Entre elas ‘’Pinturas e Objetos’’ – Fundação Cultural do Paraná em Curitiba e ‘’A luz que ilumina o dia’’, no Museu da Imagem e do Som em Santa Catarina. O artista desde 2004 comercializa seu trabalho em Chicago com representação de um agente de arte vendida para colecionadores do mundo todo. Seu trabalho pode ser visto no site: www.andyrodrigues.com

Paulo Govêa começou a pintar em 1992 sobre a influência da Street Art. Em sua trajetória artística, fez diversas interações públicas sobre as ruas da cidade, interagindo
grafite e pinturas murais. Têm participado de diversos projetos que envolvem a arte de rua, interações multimídias, além de produzir animações para vídeos em stop motion e pixelation. Já participou de Mostras Coletivas no Brasil e no exterior. Em 2006 participou da Mostra Internacional de Arte no Museu da Imagem e do Som em São Paulo. Em 2007, suas obras foram vista na Mostra Internacional de Arte na Oca – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em 2008, participou da Mostra de Arte Internacional junto a Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Além de ter participado de exposições individuais e coletivas no Brasil, o trabalho deste artista já foi visto na Galeria Selina, em Paris e o Soho, em Nova York.

Serviço

Onde: Ateliê Paulo Govêa, na Rod. Luiz Antônio Gonzaga, 354 – Lagoa da Conceição

Quando: abertura no dia 19 de fevereiro a partir das 18h30 para convidados e visitas de 20 a 27 de fevereiro em horários agendados para interessados

Visitas com agendamento prévio com Paulo Govêa (3334.8052 / 9932.0542)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img