16.3 C
fpolis
sábado, setembro 25, 2021
cinesytem

Fernando Lindote expõe Cosmorelief na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Fernando Lindote expõe Cosmorelief na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Movimento, fluidez e a simbologia fixada na cor são os sentidos do projeto Cosmorelief, de Fernando Lindote, exibido na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010, quando trabalhou com vídeo e escultura e desenhou nas paredes. Para a Fundação Cultural Badesc, o artista traz uma variante com o mesmo conceito, mas sobre os suportes tradicionais da tela e do papel. Denominada Cosmorelief – Desenhos e Pinturas, a exposição será aberta na quinta, dia 10, às 19h30, inaugurando o calendário de exposições do ano na Fundação.

Cosmorelief é uma palavra inventada por Lindote para abrigar a proposição do projeto. Relief significa relevo e alívio, e associada a Cosmo pode representar “uma respiração em várias direções”. A seqüência de desenhos e pinturas tem muito da cor azul e é uma referência à água, ar e elementos do feminino. Ao mesmo tempo, passam a noção de movimento. Uma das referências do projeto de Lindote é Rotorelief, de Marcel Duchamp, obra de experimentos ópticos com discos coloridos em rotação.

Cosmorelief – Desenhos e Pinturas já foi apresentada em São Paulo e Porto Alegre, e agora chega a Florianópolis. É realizada através do Funcultural e haverá distribuição gratuita do catálogo na abertura da exposição.

Lindote trabalha com pintura, escultura, instalação, vídeo e desenho. Aos 50 anos, tem uma das trajetórias mais respeitadas da arte contemporânea brasileira. Há 30 anos, em sua estréia no circuito das artes, no 2º Prêmio Pirelli Pintura Jovem, recebeu o Prêmio Aquisição. No ano passado, ganhou o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça FUNARTE.

O quê
Abertura da exposição Cosmorelief – desenhos e pinturas, de Fernando Lindote.

Quando
Quinta-feira, 10 de fevereiro, às 19h30. Visitação até 11 de março, de segunda a sexta, da 12 às 19h. O artista conversa com o público a partir das 19h.

Onde
Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, tel.: 3224-8846, Florianópolis.

Quanto
Entrada gratuita.

spot_img
spot_img

Leia mais