20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis se transforma na Capital da Educação

spot_img

Florianópolis se transforma na Capital da Educação

spot_imgspot_img

A cidade está organizada para realização do COEB, com palestras, apresentação de trabalhos, workshops e conferências.

Nesta semana, Florianópolis será a Capital da Educação, quando cerca de três mil profissionais da área estarão reunidos no “Congresso de Educação Básica: aprendizagem em contexto” (COEB). Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento irá reunir representantes de diversas regiões do Estado, no Centro de Convenções Centrosul. Durante três dias, haverá palestras, apresentação de trabalhos, workshops e conferências. Com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, órgão ligado ao Ministério da Educação, o Congresso será realizado de segunda (07) a quarta-feira (09).

O Coeb tem como finalidade ampliar a abrangência da reflexão e do envolvimento dos processos educativos visando à qualificação da prática pedagógica no cotidiano escolar e à integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica. Pretende também promover o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação no intuito de refletir e consolidar diferentes temáticas relacionadas às diretrizes da Educação Básica Nacional.

Abertura

Na segunda-feira (07), a solenidade de abertura do congresso irá ocorrer às 15 horas com a presença do Prefeito Dário Berger e do Secretário de Educação de Florianópolis Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. Em seguida, haverá a conferência sobre Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, com o professor Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona.

Palestras

Já na terça-feira (08), as atividades iniciam às 8h30, com a realização de quatro palestras e apresentações de trabalhos. Uma das palestras será sobre Inclusão e Diferenças, com a pedagoga Maria Terezinha da Consolação dos Santos, que é professora do mestrado e da pós-graduação da Universidade Vale do Rio Verde, de Minas Gerais. A professora Maria Elizabeth Bianconini de Almeida, da PUC de São Paulo, falará sobre Educação Midiática e o tema Infância e Ludicidade será ministrado por Zóia Ribeiro Prestes, do Centro Universitário de Brasília. Mônica Baptista, da Universidade Federal de Minas Gerais, irá abordar o Letramento e Processos de Ensino.

Na parte da tarde, serão desenvolvidos workshops, sendo um deles Diretrizes da Educação Básica, com o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Mozart Neves. Gestão Educacional e Currículo será coordenado pela pedagoga Gladys Mary Ghizoni Teives, professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, enquanto o workshop Educação Integral terá o comando do professor da Universidade Estadual de Campinas, Silvio de Oliveira Gallo. O último workshop, Ser Docente, terá como responsável Jorge Larrosa, professor de Filosofia da Educação do Departamento de Teoria e História da Educação, da Universidade de Barcelona.

Encerramento

Na quarta-feira (9), último dia do congresso, haverá duas conferências: uma sobre Planejamento e Avaliação, com o professor Luiz Gasparin e outra sobre Motivação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, com o executivo Alexandre Guilherme Geara Guedes.

Cronograma

07/02/ – Segunda-feira (Vespertino)
13h
Credenciamento
15h
Solenidade de abertura
16h
Conferência de abertura
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
Jorge Larrosa
18h
Atividade cultural
19h
Sessão de autógrafos

08/02 – Terça-feira (Matutino)

08h30min
Palestras
1- Inclusão e Diferenças
Maria Terezinha da Consolação dos Santos
2 – Educação Midiática
Maria Elizabeth Bianconini de Almeida
3 – Infância e Ludicidade
Zóia Ribeiro Prestes
4 – Letramento e Processos de Ensino
Mônica Baptista.
10h
Intervalo
10h30min
Apresentações de Trabalhos
12h
Almoço

08/02 – Terça-feira (Vespertino)

14h
Workshops
1 – Diretrizes da Educação Básica
Mozart Neves
2 – Gestão Educacional e Currículo
Gladys Mary Ghizoni Teive
3 – Educação Integral
Sílvio de Oliveira Gallo
4 – Ser docente
Jorge Larrosa
15h40min
Intervalo
16h20min
Workshops
– Cada congressista poderá participar de dois workshops distintos, definidos no momento da inscrição, sendo o primeiro das 14h às 15h40min, e o segundo das 16h20min às 18h

09/02 – Quarta-feira (Matutino)

08h30min
Conferência
Planejamento e Avaliação
Luiz Gasparin
09h50min
Intervalo
10h20min
Conferência
Motivação e desenvolvimento pessoal e profissional
Alexandre Guilherme Geara Guedes
11h40min
Solenidade de Encerramento

Serviço

O quê: Congresso de Educação Básica
Quando: 7, 8 e 9 de fevereiro
Onde: Centro de Convenções CENTROSUL – Av. Gustavo Richard, 850 – Centro
Informações: 3251-6101 / 3251-6133

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img