22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Festa do Divino encerra mais um ano de atividades

spot_img

Festa do Divino encerra mais um ano de atividades

spot_imgspot_img

Evento de cunho religioso e cultural garantiu diversão para as pessoas durante os quatro dias de festa

A Festa do Divino de 2010, organizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES/Promenor), encerrou suas atividades na noite deste domingo (23). Com início em 20 de maio, o evento chamou a atenção do público, que passava pela Praça Getúlio Vargas, para as apresentações e atrações oferecidas e contabilizou cerca de 30 mil visitantes durante os quatro dias. Nem mesmo a chuva que insistiu em cair, estragou a beleza e grandiosidade de uma das mais tradicionais festas de Florianópolis.

Na quinta-feira (20), cerca de 16 crianças do Colégio Santa Catarina participaram do Cortejo Imperial que saiu às 16h da Praça Getúlio Vargas – em frente ao Corpo de Bombeiros –, acompanhadas pela fanfarra do Colégio Dom Jaime Câmara, e dirigiram-se até a Capela do Divino Espírito Santo. Em seguida, deu-se início a primeira missa do Tríduo Preparatório, também na Capela. Organizada pelo grupo Emaús, a missa foi celebrada pelo Padre Vitor Feller, diretor espiritual do movimento Emaús, em Florianópolis. Na ocasião esteve presente a Sra. Bernardete Pavan, esposa do governador Leonel Pavan. Após a missa, a noite seguiu com o coral do Educandário Imaculada Conceição e show da banda Sabor Brasil.

Na sexta-feira (21), a apresentação foi do cortejo imperial, do Centro Educacional Menino Jesus que seguiu acompanhado pela fanfarra do Colégio Vilson Kleinubing. A atração marcada para as 19h foi a segunda missa do Tríduo Preparatório, a Missa das Bandeiras, acompanhada pelo Coro Vozes do Divino. Em ritmo musical, o Grupo Portal do Choro encerrou as principais atividades da noite, apresentando, um repertório composto por choros, serestas, bossas-novas, sambas de raiz, pagodes e composições próprias.

Últimos dias

Diferente dos dias anteriores, as festividades de sábado e domingo começaram mais cedo, às 11h no sábado e às 10h no domingo. Em ambos os dias a comunidade pôde participar do almoço oferecido na praça. Às 15h, a cultura do Estado foi mostrada através da tradicional apresentação do Boi de Mamão, pelo grupo folclórico Alivanta meu Boi. O repertório musical do dia 22 foi composto pelo show da Casa da Música e pela apresentação musical do grupo cover de Hannah Monatana e sua turma. Entre os dois shows, bandas de músicas religiosas se apresentam na Tarde de Louvor. Durante a noite, mais apresentações das bandas Cultivo e Os Chefes. No domingo (23), os shows foram apresentados por Cantares Coral, TJ e Trio, e a banda cover de High School Musical SC.

O momento mais esperado nos dois dias eram os Cortejos Imperiais. No sábado o Cortejo se concentrou na Capela do Espírito Santo e seguiu até o palco montado em frente à praça, acompanhado da Sociedade Musical União Josefense. Ao final da procissão foi celebrada a terceira missa do Tríduo Preparatório junto à Associação Coral de Florianópolis. Já o Cortejo de domingo com início às 10h, teve concentração também na capela, porém graças ao tempo bom, pôde seguir em procissão ao redor da Praça Getúlio Vargas, acompanhada pela banda da Polícia Militar de Santa Catarina, e terminar no palco, onde ocorreu a esperada missa de Pentecostes. A missa seguiu acompanhada pelo Coral Santa Cecília e logo após foi realizada a Cerimônia de Coroação do Imperador e a escolha do casal festeiro do próximo ano. Foram escolhidos para 2011 Eduardo Pinho Moreira e sua esposa, Ivane Fretra Moreira.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img