21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Florianópolis apresenta exemplos de sustentabilidade na capital gaúcha

spot_img

Florianópolis apresenta exemplos de sustentabilidade na capital gaúcha

spot_imgspot_img

Na rede municipal de ensino é feito aproveitamento da água de chuva e a creche a ser construída na Costeira terá outras novidades.

Apresentar as iniciativas da Prefeitura, principalmente na área de educação infantil, visando a construção de edificações cada vez mais sustentáveis, de forma a contribuir para um habitat mais humanista e ampliação da consciência ecológica. Esta é a missão da arquiteta Rachel Braga e do Diretor de Infraestrutura da SME, Maurício Efe, que participarão na quinta (21) e sexta-feira (22) do 2º Congresso Internacional de Arquitetura e Ambiente, em Porto Alegre.

A Secretaria Municipal de Educação tem adotado o sistema de aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis nas novas unidades escolares e também nas ampliações das edificações existentes. Esta água é usada em vasos sanitários e torneiras de jardim nas creches Armação e Rio Vermelho, NEI Ingleses, NEI São João Batista, bem como nas escolas básicas Gonçalves Pinheiro e José Amaro Cordeiro, dentre outros estabelecimentos.

Foi constatado no NEI Ingleses a economia mensal gerada nas contas de água em aproximadamente 80 m³, o que equivale a R$ 500,00. Com investimento na ordem de R$ 28 mil para implantação do sistema, em 2006, o empreendimento seria pago em 4 anos e 8 meses, o que vai se concretizar em breve.

Na nova creche a ser construída na região da Costeira, via expressa sul, além do aproveitamento da água de chuva, a unidade será ainda mais inserida no conceito de sustentabilidade.

A Diretoria de Infraestrutura vai adotar na creche um sistema de aquecimento de água por energia solar e iluminação externa da unidade através de energia fotovoltaica. O sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler). Os coletores são responsáveis pela absorção da radiação solar. Esse calor, por sua vez, é transferido para a água que circula no interior do equipamento, seguindo para o reservatório térmico. A água poderá ser utilizada em chuveiros, cozinha e lavanderia da creche.

A energia fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, que são fabricadas, em sua maioria, a partir do silício amorfo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img