27.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Florianópolis celebra o Dia da Rendeira nesta sexta-feira

spot_img

Florianópolis celebra o Dia da Rendeira nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

Artesãs participam de café colonial de confraternização na Sociedade Amigos da Lagoa (Sal) e são homenageadas com exposição no Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis

Florianópolis comemora nesta sexta-feira, 21 de outubro, o Dia Municipal da Rendeira. Artesãs de várias regiões da cidade serão homenageadas nesta data com um café colonial de confraternização, das 14h às 18h, na sede da Sociedade Amigos da Lagoa (Sal), tendo como atrações a apresentação musical da fadista Célia Pedro Cristiano, além de intervenções do ator Geraldo Cunha, que interpreta o personagem do manezinho da Ilha, Seo Maneca.

A programação encerra a Semana Cultural da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, que teve como tema Mulher Rendeira. Durante toda a semana foram realizadas diversas atividades culturais, tais como oficinas, palestras e encontros comunitários voltadas ao fortalecimento da atividade no município e à articulação das artesãs em torno das ações do Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis (Casarão das Rendeiras), realizadas em parceria com a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

O Casarão das Rendeiras, na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, administrado pela Fundação Franklin Cascaes, funciona integrado ao Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), do Ministério da Cultura. No espaço são realizadas exposições, palestras e oficinas permanentes para repasse de saberes tradicionais, ministradas por rendeiras locais. O imóvel dispõe ainda de biblioteca, acervo de fotos, vídeos e folhetos, entre outros materiais, além de mostra de produtos de referência cultural.

No local foi inaugurada a exposição Rendeiras da Ilha de Santa Catarina, com obras do artista Jone Cezar de Araújo, reunindo fotografias coloridas montadas com a técnica de collage e bricolage. Em outro ambiente estão expostas pinturas da artista plástica Luz Cúrcio, que também trazem a renda de bilro como inspiração temática. As duas mostras artísticas podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

onde há rede, há renda

Não se sabe ao certo a origem da renda de bilro. Alguns pesquisadores defendem que o artesanato surgiu em Flandres, na Bélgica, no século 15, de onde se espalhou pela Europa, em especial Itália e França, chegando depois a Portugal e ao arquipélago dos Açores. Ao virem para o Brasil, os portugueses trouxeram a atividade de fazer renda para enfeitar trajes e alfaias da igreja, e ornamentar toalhas, cortinas, lençóis e vestuário da nobreza.

Na Ilha de Santa Catarina, a renda de bilro surgiu por influência dos açorianos. Os primeiros imigrantes (473 pessoas) partiram do porto de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, rumo ao Brasil, em 21 de outubro de 1747, chegando ao destino em 6 de janeiro de 1748. Em homenagem a esses antepassados e suas tradições a Lei nº 8030/2009 instituiu a data de 21 de outubro como Dia Municipal da Rendeira, atendendo à proposição do vereador Edinon Manoel da Rosa (PMDB), o Dinho.

Para sobreviver naqueles tempos, os homens passavam longos períodos na atividade pesqueira em alto-mar, enquanto as mulheres ocupavam o tempo livre tecendo fios em almofadas de bilro. As rendas produzidas eram vendidas no mercado da cidade ou trocadas por produtos de necessidade básica para reforçar o orçamento familiar, numa tradição cultural passada de geração a geração, e que originou o ditado popular “onde há rede, há renda”.

Entre as rendas de bilro mais conhecidas, feitas no município, estão a “Maria Morena” e a “Tramoia”, ou renda de sete pares, que é considerada um produto típico de Santa Catarina, produzida principalmente por artesãs do Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Lagoa da Conceição. Para preservar a atividade e promover a troca de conhecimento entre as rendeiras, a Fundação Franklin Cascaes mantém um núcleo de oficinas de renda no Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, desde a década de 1990, espaço que agora está sendo chamado de Casarão das Rendeiras.

Serviço:

O Quê: Dia Municipal da Rendeira – confraternização

Quando: sexta-feira (21/10) – 14h às 18h

Onde: Sociedade Amigos da Lagoa (Sal)
Rua Henrique Veras do Nascimento nº 350
Centrinho – Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img