17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia Encontro de Teatro Lambe-Lambe

spot_img

Florianópolis sedia Encontro de Teatro Lambe-Lambe

spot_imgspot_img

A evolução da fotografia e da máquina fotográfica fez desaparecer das ruas e praças a figura do profissional ambulante com sua caixa de fazer retratos, o popular lambe-lambe. Mas, o equipamento por ele utilizado tornou-se uma moderna ferramenta no teatro de animação contemporâneo. Para trocar experiências com a caixa que passou a abrigar o ‘menor teatro do mundo’, grupos de todo o país participam em Florianópolis do 1º Encontro Lambe Lambe Brasil, neste final de semana, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. As apresentações são gratuitas.

Realizado pela Anjos da Noite Cia de Theatro e pelo Centro de Pesquisas Lambe Lambe Brasil, o evento conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e Funarte, por meio do Prêmio Myriam Muniz 2009, e tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A iniciativa visa difundir e dar visibilidade a essa técnica desenvolvida no Brasil, integrando grupos formados nas oficinas realizadas pelo Centro de Pesquisas. Participam do encontro 11 companhias teatrais de sete estados do país.

O evento em Florianópolis vai contar com a presença das criadoras do Teatro Lambe-Lambe, Ismine Lima e Denise Santos (Salvador/BA), numa mesa redonda que vai discutir novos rumos do teatro lambe-lambe brasileiro. Também terá a participação da bonequeira-pesquisadora Susanita Freire (Rio de Janeiro/RJ), que representa a União Internacional de Marionetes – Unima, sediada na França. Além das apresentações teatrais gratuitas, haverá também oficinas e uma exposição de caixas lambe-lambe do Centro de Pesquisas.

Anjos da Noite

Com 14 anos de estrada em Santa Catarina, a Anjos da Noite Cia de Theatro faz pesquisas práticas e teóricas, dedicando-se em especial ao teatro de miniaturas e à literatura russa nas obras de Tchekhov, além do teatro de rua, sempre com foco na qualidade das montagens artísticas. Em 2006, o grupo criou o Centro de Pesquisas Lambe Lambe Brasil, que é responsável pela difusão, produção, mapeamento e catalogação de novos lambe-lambes, assim como de projetos para pesquisa e desenvolvimento da técnica.

A partir desse trabalho, foram cadastradas mais de 300 caixas lambe-lambe pelo mundo, entre elas, no Uruguai, França, Itália, Espanha e México. Recentemente, o órgão publicou o primeiro livro sobre o assunto e realizou o 1º Encontro de Lambe-Lambes do Mundo, reunindo vários lambe-lambeiros (como são chamados os profissionais que atuam no setor).

Caixa mágica

Inspirado no trabalho dos fotógrafos de rua, as bonequeiras nordestinas Denise di Santos e Ismine Lima, criaram o teatro lambe-lambe em 1989, mas Santa Catarina vem se destacando nessa técnica teatral com vários profissionais em atividade e, atualmente sedia o Centro de Pesquisas Lambe Lambe Brasil, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

O teatro lambe-lambe utiliza uma pequena caixa cênica, portátil, nos moldes da que era usada na fotografia antigamente, com uma abertura na frente para ser usada pelo espectador e outra atrás ou em cima para o ator-animador trabalhar. Dentro dela é encenado um espetáculo geralmente curto, utilizando bonecos ou outros objetos animados, e que só pode ser assistido por uma ou duas pessoas a cada apresentação.
O 1º Encontro Lambe Lambe Brasil é dedicado in memoriam ao grande mestre Antonio Bonequeiro, de Joinville/SC, que foi o primeiro lambe lambeiro do Estado de Santa Catarina e contribuiu para o desenvolvimento do Teatro Lambe Lambe por nosso estado. Antonio, que faleceu no mês passado, participaria da mesa redonda no evento.

Serviço:

O Quê: 1º Encontro Lambe Lambe Brasil

Quando: sábado e domingo (11 e 12/12) – a partir das 13h

Onde: Casa das Máquinas e Praça Bento Silvério
Lagoa da Conceição.

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img