13.6 C
fpolis
quarta-feira, maio 15, 2024
Cinesystem

FUCAS realiza 2° Parada da Sexualidade para conscientizar adolescentes

spot_img

FUCAS realiza 2° Parada da Sexualidade para conscientizar adolescentes

spot_imgspot_img

O encontro, que pretende reunir cerca de 300 adolescentes e esclarecer dúvidas sobre sexo, está aberto para comunidades e escolas da Grande Florianópolis

Algumas das maiores preocupações na adolescência são a gravidez indesejada e a contração de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Atenta à esta realidade, a FUCAS está realizando, pelo segundo ano consecutivo, a Parada da Sexualidade. Nesta edição, o evento espera reunir 300 jovens e adolescentes no Núcleo de Assistência Social Morro da Caixa, na sexta-feira (26).

O evento faz parte do Projeto Tá Ligado na Prevenção, da FUCAS, e conta com a parceria do Projeto Transando Saúde do SESC/SC. A ação educativa acontecerá em dois períodos, matutino e vespertino, e contará com uma programação repleta de atividades. Além de assistir a vídeos falando sobre DST’s, importância de ir ao ginecologista, gravidez, os adolescentes terão um bate-papo com a enfermeira Kelly Costa. Eles também receberão cartilhas educativas, participarão de quizz e assistirão à apresentação da Banda Prevenção e Curtição.

O evento é para adolescentes com idades entre 11 e 18 anos das comunidades do Morro da Caixa, Vila Aparecida e entorno. A 2° Parada da Sexualidade também será aberta ao público e escolas. Segundo a psicopedagoga da FUCAS, Joyce de Cássia Cardoso, o objetivo é “esclarecer dúvidas sobre doenças, gravidez precoce, prevenção de DST’s e métodos contraceptivos”.

SOBRE A FUCAS – Antiga Fundação Casan, atualmente a organização não possui mais nenhuma ligação com a estatal. A partir de 2003 a FUCAS passou por uma reestruturação jurídica/administrativa que a inseriu definitivamente no Terceiro Setor. Seu trabalho é sem fins lucrativos e unicamente voltado a projetos de inclusão social, educação ambiental, capacitação e qualificação profissional. Na Capital, suas atividades atendem prioritariamente moradores de localidades como Morro da Caixa, Vila Aparecida e Tapera.

As atividades da ONG se estendem para outros municípios catarinenses, como é o caso de Ituporanga, onde a Fundação possui o Parque Ecológico Ingo Altenburg, com 3,3 hectares de mata nativa, voltado para a promoção de atividades de estímulo à preservação, educação ambiental e distribuição de mudas para reflorestamento.

Outras cidades recebem projetos da FUCAS, que, por meio de parcerias, tem levado seu trabalho para municípios como Joinville e Lages. As duas cidades, respectivamente, contam com cursos de qualificação profissional e inclusão digital.

Agora, a organização está ampliando sua atuação criando núcleos da Fundação em outros municípios catarinenses aonde irá se fixar. O objetivo é levar seus programas para outras comunidades de Santa Catarina. Ituporanga, Brusque e Barra Velha passam por obras para construção de Complexos Sócios Esportivos que abrigarão os programas da Fundação. A previsão é de que fiquem prontas dentro de alguns meses.

Programação da 2° Parada da Sexualidade

26 de agosto, nos períodos matutino e vespertino.

09:00/14:00 Abertura – Vídeo sobre DST’s.

09:05/14:05 Jogo do coração.

09:30/14:30 Comercial – Importância da visita ao ginecologista.

09:35/14:35 Banda “Prevenção e Curtição”.

09:50/14:50 Entrevista e debate com a enfermeira Kelly Costa.

10:10/15:10 Comercial – Cartilha Transando Saúde do SESC/SC.

10:15/15:15 Entrada programa

10:15/15:15 Vídeo Gravidez – Dráuzio Varella (depoimento).

10:30/15:30 Jogo Acerte Rápido – Perguntas sobre o vídeo de Dráuzio Varella.

10:55/15:55 Comercial – Métodos anticoncepcionais.

11:00/16:00 Quizz de perguntas sobre todas as informações passadas.

11:30/16:30 Encerramento.

Serviço

O quê? 2° Parada da Sexualidade (Projeto Tá ligado na Prevenção /FUCAS).

Quando? Sexta-feira (26/08).

Horário? Matutino: 9h às 11h30m / Vespertino: 14h às 16h30m.

Onde? NAS/Morro da Caixa / Avenida Governador Ivo Silveira, n°1.015, bairro Capoeiras.

Quanto? Gratuito.

Informações: (48) 3348-4118.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img