17.2 C
fpolis
terça-feira, maio 17, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Funcine promove em dezembro três oficinas de cinema gratuitas

spot_img

Funcine promove em dezembro três oficinas de cinema gratuitas

spot_imgspot_img

O Fundo Municipal de Cinema (Funcine), a OnG OCA e o Coletivo Pra Quê realizam as oficinas Reimaginário Urbano, Roteiro Experimental e Realização Audiovisual – O Documentário a partir do dia 13 de dezembro, terça-feira. Cada oficina terá oito vagas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail coletivopraque@gmail.com, informando nome, idade e profissão.

As oficinas serão gratuitas e as aulas ministradas por integrantes do Coletivo PRA QUÊ. Entre eles Rosana Cacciatore, editora e montadora de cinema e mestre em teoria literária pela UFSC com pesquisa sobre o cinema de Sokurov, Marina Borck, artista visual e fotógrafa premiada, Ana Carolina von Hertwig, fotógrafa e editora, ex-profissional de edição da Globo Internacional, Rodrigo Ramos, roteirista e técnico de som, trabalhou na TV Globo como captador de som direto e Cristine Larissa Clasen, publicitária, produtora e designer.

OFICINA REIMAGINÁRIO URBANO

A oficina se completa em dois módulos, propostos separadamente que funcionam em conjunto. As aulas teóricas serão ministradas no centro da cidade, permeadas por trocas de conteúdo e conhecimento entre os participantes e os ministrantes. A oficina pretende desenvolver o olhar do público sobre a noção de Urbanidade aplicada ao lugar em que se vive; como este conceito é observado em uma cidade peculiarmente cheia de opostos como Florianópolis, usando referências do Cinema, das Artes e da Literatura, especialmente, visando despertar o olhar crítico daquele que anda pela cidade sem, muitas vezes, percebê-la, para que o participante inicie um conhecimento instrumental baseado em diferentes concepções estético-autorais.

Cronograma do curso:
13 a 21 de dezembro –
dia 13/12 – das 19 às 22hs : Aula teórica em sala de aula
dia 14/12 – das 19 às 22hs : Aula teórica em sala de aula
dia 15/12 – das 20hs às 23hs : Aula de captação de sons no espaço urbano
dia 16/12 – das 20 às 23hs : Aula de captação de imagens no espaço urbano
dia 20/12 – Projeção no centro da cidade às 20:30h

Local: Museu da Escola Catarinense (antiga Faed)

OFICINA DE ROTEIRO EXPERIMENTAL
Esta proposta de oficina é inspirada na forma de expressão popularmente conhecida como fotonovela, mas que também foi explorada por escritores e fotógrafos, tais como Marguerite Duras e Marie-Françoise Plissart, que criaram formas de relações mais complexas entre imagem e texto.
O objetivo é criar um roteiro audiovisual a partir de imagens, e não de palavras. Ou seja, contar uma história, construir um roteiro cinematográfico, explorando o potencial narrativo da fotografia. Partindo dessa noção de narrativa que tem por base imagens, cria-se mais do que uma metodologia, um processo de trabalho experimental que se constitua já no storyboard do filme a ser realizado

Local: Fundação Cultural Badesc

Cronograma do curso:
dia 19/12 – das 14 às 17hs –aulas teóricas em sala de aula
dia 20/12 – das 14 às 17hs : aula de produção fora do Badesc (encontro com a atriz e prova de figurino em local a combinar)
dia 21/12 – das 14 às 17hs : aulas teóricas em sala de aula
das 20 às 23hs: aula de Captação de Imagens na rua
dia 22/12 – das 20 às 23hs: aula de Captação de Imagens na rua
dia 23/12 – das 14 às 17hs: aulas em sala de aula de Montagem do Roteiro e Storyboard

OFICINA DE REALIZAÇÃO DE AUDIOVISUAL – O DOCUMENTÁRIO
O documentário como expressão audiovisual de um sujeito, uma comunidade, um fazer coletivo. Os tipos de documentário através de uma breve história dos modos de fazer do cinema documental. Detectando os interesses do grupo e desenvolvimento de um roteiro de indicação de sequências. A captação das imagens e a captação sonora. Noções de linguagem cinematográfica e estética documental. Filmagens e edição na realização de um curta-metragem documental produzido coletivamente pelos alunos do curso.

Local de realização: OCA – Espaço Carijós – Canasvieiras

Cronograma: do dia 13 a 16 – das 13h30 às 17h

spot_img