Livro resgata a memória de Florianópolis

VariedadesLivro resgata a memória de Florianópolis

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

Professora de Arquitetura e Urbanismo lança 3° edição do livro: Florianópolis, Memória Urbana

Há dezessete anos o livro Florianópolis, Memória Urbana é um sucesso em Santa Catarina. A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul, Eliane Veras da Veiga, lança a terceira edição na noite de sexta, 10, às 19h, no Museu Histórico Palácio Cruz e Sousa.

Na primeira edição o livro teve 390 páginas com menos fotos e 20 mapas em 1993. A segunda, em fevereiro de 2008, contou com o apoio do Ministério da Cultura e foram acrescentadas fotos e mapas até atingir as 415 páginas. “Nesta terceira edição recebi apoio da Unisul, do ministério novamente, da Fapesc, do Badesc e do BRDE”, relata Eliane.

São cerca de 500 páginas, 150 fotos antigas e 21 mapas, desde a pequena Vila do Desterro em 1754, até a cidade de Florianópolis em 1930. E nesta terceira edição ampliada ele traz um presente: um encarte especial, a cópia de um mapa antigo da cidade, de 1876, em tamanho grande (50×70). A edição é da Fundação Frankiln Cascaes Publicações.

“Nos quatro primeiros capítulos trato do desenvolvimento das ruas do centro de Florianópolis, do crescimento da rede viária. Em seguida, estão os vinte e um mapas que mostram este crescimento entre 1754 e 1930. Na segunda parte do livro mostro os prédios históricos como o Mercado Público, o TAC, a Alfândega, as igrejas centenárias do centro, os colégios e sobrados históricos e mais de 150 fotos”, diz a autora.

A nova publicação, que tem um patrocínios importantes – Lei Rouanet/Ministério da Cultura, Fapesc, Badesc, BRDE e UNISUL, terá 50% da sua tiragem (de 2 mil exemplares) distribuída gratuitamente para as escolas do município, do Estado de Santa Catarina e o IPHAN de todo o Brasil.