21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Livro resgata a memória de Florianópolis

spot_img

Livro resgata a memória de Florianópolis

spot_imgspot_img

Professora de Arquitetura e Urbanismo lança 3° edição do livro: Florianópolis, Memória Urbana

Há dezessete anos o livro Florianópolis, Memória Urbana é um sucesso em Santa Catarina. A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul, Eliane Veras da Veiga, lança a terceira edição na noite de sexta, 10, às 19h, no Museu Histórico Palácio Cruz e Sousa.

Na primeira edição o livro teve 390 páginas com menos fotos e 20 mapas em 1993. A segunda, em fevereiro de 2008, contou com o apoio do Ministério da Cultura e foram acrescentadas fotos e mapas até atingir as 415 páginas. “Nesta terceira edição recebi apoio da Unisul, do ministério novamente, da Fapesc, do Badesc e do BRDE”, relata Eliane.

São cerca de 500 páginas, 150 fotos antigas e 21 mapas, desde a pequena Vila do Desterro em 1754, até a cidade de Florianópolis em 1930. E nesta terceira edição ampliada ele traz um presente: um encarte especial, a cópia de um mapa antigo da cidade, de 1876, em tamanho grande (50×70). A edição é da Fundação Frankiln Cascaes Publicações.

“Nos quatro primeiros capítulos trato do desenvolvimento das ruas do centro de Florianópolis, do crescimento da rede viária. Em seguida, estão os vinte e um mapas que mostram este crescimento entre 1754 e 1930. Na segunda parte do livro mostro os prédios históricos como o Mercado Público, o TAC, a Alfândega, as igrejas centenárias do centro, os colégios e sobrados históricos e mais de 150 fotos”, diz a autora.

A nova publicação, que tem um patrocínios importantes – Lei Rouanet/Ministério da Cultura, Fapesc, Badesc, BRDE e UNISUL, terá 50% da sua tiragem (de 2 mil exemplares) distribuída gratuitamente para as escolas do município, do Estado de Santa Catarina e o IPHAN de todo o Brasil.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img