19.9 C
fpolis
quinta-feira, dezembro 9, 2021
cinesytem

Maratona Cultural promove exposições artísticas em sete espaços culturais de Florianópolis

spot_imgspot_img

Maratona Cultural promove exposições artísticas em sete espaços culturais de Florianópolis

spot_img

Artistas de diversos segmentos das artes visuais vão expor suas obras na Maratona Cultural, que inicia nesta sexta (25/11) e encerra no domingo (27/11). Serão sete espaços públicos e privados envolvendo mais de 10 exposições de pintura, gravura, desenho, fotografia, escultura e instalação de diferentes escolas artísticas. As obras estarão expostas nos dias 26 e 27 de novembro e a entrada é franca.

A ideia, segundo a organização do evento, é proporcionar uma atração multicultural que valorize o patrimônio cultural coletivo dos artistas de Florianópolis e democratize o acesso aos bens culturais. Outro objetivo é divulgar as galerias e museus da cidade, incentivando o público a usufruir destes espaços, que na sua maioria são públicos e com entrada gratuita, mas que poucos conhecem ou têm o hábito de visitar.
Participam da Maratona Cultural desde artistas que já têm imagens de suas obras no inconsciente coletivo, como novos nomes, que estão representando a arte produzida na ilha em mostras e exposições por todo o país.

Estão previstas exposições fotográficas em dois espaços culturais. A Maratona Fotográfica acontece no Forte Santa Bárbara (em frente ao Terminal Urbano de Ônibus Cidade de Florianópolis), no Centro, entre 11h e 17h. Já na Célula Cultural, no bairro João Paulo, a partir das 21h, ocorre a exposição das obras dos fotógrafos Caio Cezar, Thanira Rates e Clarisse Piveta.

Outra grande atração é uma exposição coletiva na Cor Galeria, em Santo Antônio de Lisboa, entre 11h e 20h, reunindo obras de 16 artistas renomados e jovens talentos – todos residentes em Florianópolis – que utilizam diferentes técnicas, como pintura, gravura, desenho, escultura e instalação, possibilitando ao visitante ter um panorama geral da arte contemporânea de Florianópolis. A novidade fica por conta do Live Painting, ou pintura ao vivo, realizada por Alexandre Freire e Viti, tudo ao som de um DJ.

Na galeria Pedro Paulo Vecchietti, na Praça XV de Novembro, está prevista a Exposição Coletiva de Pintura, contemplando as obras de Décio Davi, Tercília dos Santos e Valda Costa (in memória). E no Memorial Meyer Filho, também localizado na Praça XV de Novembro, haverá a exposição “A Extensão das Coisas” e a Exposição CowParede Santa Catarina, ambas entre 11h e 17h.

No Museu de Arte de Santa Catarina haverá exposição dos artistas Raquel Stolf, Traplev (Roberto Moreira Júnior), Aline Dias e Julia Amaral. No Casarão Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, está prevista a exposição Renda de Bilro, ambas programadas entre 11h e 17h.

Sobre a Maratona Cultural:

A Maratona Cultural é um evento multicultural que levará para os quatro cantos de Florianópolis apresentações gratuitas de teatro, música, dança, artes plásticas, circo, dentre outras manifestações. O evento reunirá entre 25 e 27 de novembro mais de 672 artistas locais e nacionais em 23 pontos da cidade. Conta com a curadoria artística da jornalista Ligia Gastaldi; Patrocínio do Funcultural, através da Secretária do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Realização Florianópolis Convention & Visitors Bureau com produção artística da Harmônica Arte e Entretenimento.

Acompanhe a programação da Maratona Cultural em nossas mídias:

Site: www.maratonacultural.com
Facebook: www.facebook.com/MaratonaCultural
Twitter: @MaratonaCult

spot_img
spot_img