19 C
fpolis
sábado, maio 25, 2024
Cinesystem

Além da programação: como o Technovation Girls Florianópolis empodera meninas para o sucesso na vida e na carreira

spot_img

Além da programação: como o Technovation Girls Florianópolis empodera meninas para o sucesso na vida e na carreira

spot_imgspot_img

O projeto Technovation Girls tem se destacado em Florianópolis como uma ferramenta de empoderamento para jovens meninas entre 13 e 18 anos, capacitando-as não apenas para o desenvolvimento de aplicativos, mas também na construção da sua confiança pessoal e perspectivas de futuro.

Quase 50 jovens estão participando da edição deste ano criando aplicativos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O projeto encoraja equipes formadas pelas alunas a identificar problemas em suas comunidades e desenvolver aplicativos de celular para solucioná-los, demonstrando que as meninas podem ser agentes de mudança. Os aplicativos abordam temas variados como equidade de gênero, educação de qualidade e questões ambientais, refletindo as preocupações e os desafios da comunidade local das meninas.

Durante os três meses do projeto, as alunas são orientadas e inspiradas por pessoas mentoras, algumas das quais foram alunas no passado e agora voluntariamente retribuem o apoio que receberam.

“Saber que posso impactá-las de forma positiva é gratificante. Participei como aluna aos 17 anos e era extremamente tímida. As mentoras me inspiraram e me ajudaram muito nesse quesito. Agora ocupo esse mesmo lugar, e todas às vezes que encontro essas meninas, sinto que as inspiro da mesma forma que fui inspirada. É um sentimento de dever cumprido”, compartilha Isabela Correa, mentora do programa.

As alunas

O impacto do programa na confiança pessoal das meninas é unânime entre as participantes. Laura Batista, que já participou de edições anteriores, está de volta este ano e relata: “O Technovation Girls me tornou uma mulher mais confiante e corajosa, despertando em mim uma paixão pela tecnologia que eu jamais imaginei que teria. Percebi que nenhum sonho é impossível”

Yasmin Kriese, de 15 anos, concorda: “O projeto tem me ajudado muito com minha comunicação, pois sempre fui muito tímida. Desde que entrei para o projeto, tenho percebido que aos poucos estou me soltando mais.”

Paloma Freitas, outra participante dessa edição, acrescenta: “Minha experiência com o Technovation tem sido incrível, pois me fez evoluir e amadurecer muito, aprender coisas novas e ter mais oportunidades na área da tecnologia e na vida profissional. Além disso, foi no projeto que descobri o que desejo para o meu futuro.”

Embaixadoras e mentoras

O projeto Technovation Girls só é possível graças ao trabalho das embaixadoras ao longo do ano, que se reúnem frequentemente para mobilizar recursos e garantir a participação das alunas. Em 2024, o grupo de embaixadoras é composto por 12 pessoas, incluindo ex-alunas, responsáveis por organizar e fornecer materiais didáticos, infraestrutura, mentores e patrocinadores.

“É um trabalho árduo organizar tudo e manter todos os envolvidos engajados durante a temporada, mas superamos isso proporcionando um lugar de muito aprendizado, conexões e oportunidades para todas se desenvolverem. Como resultado, estamos testemunhando a formação de uma nova geração de mulheres confiantes e visionárias na indústria da tecnologia.” explica Daniele Klotz, atual embaixadora do projeto.

Além delas, o programa também conta com a ajuda de 41 pessoas mentoras que apoiam o projeto ativamente e desempenham um papel fundamental no suporte e orientação das meninas. Composto principalmente por mulheres, o grupo de mentoria oferece suporte emocional, técnico e motivacional ao longo de toda a jornada do projeto.

“Nós conseguimos identificar quais são os principais desafios que as alunas estão enfrentando e auxiliá-las nesse processo. Por exemplo, nesta temporada, percebemos que expressar suas opiniões e lidar com as opiniões das colegas estava sendo difícil para elas. Com base nessa constatação, realizamos reuniões e dinâmicas para que elas se sintam mais confiantes ao expressar suas opiniões e desenvolvam empatia para aceitar as opiniões das outras, contribuindo assim para o seu desenvolvimento profissional e pessoal”, relata a mentora Isabela.

Sobre o Technovation Girls:

O Technovation Girls é um projeto que busca inspirar e empoderar meninas a se tornarem líderes e innovators por meio da tecnologia e do empreendedorismo. Direcionado para alunas de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares, dos 13 aos 18 anos, o programa já impactou mais de 400 meninas e contou com a participação de mais de 300 mentoras voluntárias, além de mais de 50 mulheres palestrantes nos últimos 9 anos em Florianópolis. Em 2024, a iniciativa conta com o apoio das seguintes empresas: Corali, Neoway, Eurotec Nutrition, Duda, A1 Viagens, Agência Vocali, Dynamox, I do Code, Instituto Paramitas, 4Climate, Laus Digital Product Design, CPDI, Mecânica Multimarcas, Teltec Solution e London Cosméticos.

Fotos: Divulgação / Technovation

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img