23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Marinheiros do Iate Clube fazem treinamento contra incêndio

spot_img

Marinheiros do Iate Clube fazem treinamento contra incêndio

spot_imgspot_img

Nesta terça-feira, 30 marinheiros do Iate Clube de Santa Catarina participaram do treinamento de combate a incêndios na unidade da Petrobras localizada em São Francisco do Sul. A atividade faz parte do curso de Marinheiro de Convéz, aplicado pela Marinha, que o ICSC está patrocinando a todos seus marinheiros numa iniciativa inédita em seus 68 anos.

O curso é coordenado pelo Sargento Laertes Wagner e tem 455 horas/ aula divididas em 22 disciplinas. A prática de combate a incêndio é dirigida pelo Suboficial Alcides de Souza auxiliado pelo também Suboficial Rowan Vasconcelos e pelo marinheiro Celestino de Andrade.

“Participar desse curso é uma oportunidade que não dá pra deixar passar. É um aprendizado útil para toda a vida”, resume Luiz Cabral, marinheiro de pátio do ICSC.

E durante o dia inteiro, os alunos aprenderam as técnicas para apagar fogo com água, com espuma e ainda tiveram que passar por um quarto escuro tomado por fumaça para se ambientarem melhor a situações de pouca ou nenhuma visibilidade.

“Algumas pessoas temem o desconhecido, mas a medida que vão enfrentando as situações vão ganhando mais confiança, com o fogo também é assim. Já vi muita gente correr desse tipo de treinamento, mas essa turma me surpreende pela rapidez em assimilar as informações” , diz Wagner.

Até agora, os alunos do ICSC já passaram pelas disciplinas de controle de avarias, meio ambiente, sobrevivência, saúde e segurança do trabalho, primeiros socorros e, agora, combate ao fogo. A habilitação como Moço de Convéz é a primeira na categoria dos aquaviários. As aulas acontecem na própria sede do Iate Clube, todos os dias a noite.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img