24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Péricles Prade lança livro sobre Sílvio Pleticos na Fundação Badesc

spot_img

Péricles Prade lança livro sobre Sílvio Pleticos na Fundação Badesc

spot_imgspot_img

O crítico e escritor Péricles Prade lança no próximo dia 9 de dezembro, quinta-feira, às 19h, o livro A Pintura de Sílvio Pleticos. Com edição da Letras Contemporâneas, a publicação é fruto de intensa pesquisa de Prade e compreende a análise profunda dos estilos inerentes à obra do artista.

Segundo o autor, a obra de Pleticos atravessa o realismo, impressionismo, fauvismo, expressionismo, cubismo e resulta numa “linguagem pictórica singular, por ter alcançado síntese formal, caracterizada por indiscutível originalidade”. Nascido em Pula (ex-Itália, hoje Croácia), o artista escolheu Santa Catarina para viver onde produziu uma pintura universal e influenciou uma geração de artistas consagrados.

Desenhista, pintor e escultor, a produção mais intensa e contínua de Pleticos é pictórica e foi objeto do estudo publicado no livro. Artista e escritor se conheceram nos anos 60, quando Prade estava em início de carreira. Encantando com o universo plástico do pintor, começa a escrever sobre sua obra.

Com 160 páginas e fartamente ilustrado, A Pintura de Sílvio Pleticos tem 16 capítulos, que inclui uma síntese biográfica. Segundo Prade, para melhor compreender a poética e a evolução de sua obra, um problema existencial deve ser enfatizado: o da participação na 2ª Guerra Mundial.

Ao longo da carreira, mesmo que tenha sempre evitado o objeto como tema, diz Prade, o pintor, ao que parece, não conseguiu esta proeza devido ao ambiente que sempre o cercou. A temática do peixe e da vida à beira-mar é recorrente. O autor do livro avalia que esta ocorrência é em função do habitat da Ilha de Santa Catarina e de Pula, sua cidade natal, também localizada no litoral.

Prade aborda as fases do artista especificamente em alguns capítulos e reflete sobre linhas, volumes, cor, composição. Segue por tipologia e aspectos filosóficos até fazer uma leitura final em que evidencia a linguagem particular elaborada por Sílvio Pleticos.

O quê: Lançamento de A Pintura de Sílvio Pleticos, de Péricles Prade.

Quando: 9 de dezembro, às 19h.

Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.

Quanto: Entrada franca.

A Pintura de Sílvio Pleticos, de Péricles Prade, editora Letras Contemporâneas, 160 páginas, R$ 84,00. O preço especial para o lançamento é R$ 50,00.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img