19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Presépio natural é atração natalina em Florianópolis

spot_img

Presépio natural é atração natalina em Florianópolis

spot_imgspot_img

Uma novidade está atraindo a atenção de turistas e moradores de Florianópolis que visitam a Praça 15 de Novembro, no Centro. Além da centenária figueira, o espaço conta agora com um presépio natural feito pelo artista plástico Jone Cezar de Araújo, mantendo uma tradição cultural de mais de 30 anos. A instalação, que começou a ser montada no final de semana, será inaugurada nesta terça-feira (20/12), às 19h, com distribuição de postais natalinos e apresentação da banda Amor à Arte.

O Presépio em homenagem ao escritor e folclorista Franklin Joaquim Cascaes integra o projeto “Relembrando Cascaes”, patrocinado pela Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Eletrosul Centrais Elétricas S.A. A obra fica em exposição na praça até 6 de janeiro, ganhando realce à noite, com iluminação especial. As pessoas que visitarem a instalação podem tirar fotos e também levar um postal com imagens e informações sobre essa tradição natalina.

Confeccionado com materiais naturais e artesanato local, o cenário conta com 25 figuras, sendo 11 de animais e 14 humanas, entre elas, Jesus, José, Maria e os Reis Magos, além de uma rendeira e um pescador – personagens típicos da Ilha de Santa Catarina. A composição inclui ainda elementos tradicionais associados à cultura local como um carro de boi, cestarias, cerâmicas, mantas de tear e rendas de bilro, assim como sementes, cascas de ostra, palhas e barba de velho. Também alude às belezas naturais da capital catarinense, trazendo entre os objetos do ofertório uma prancha de surf.

Iniciada por Cascaes na Universidade Federal de Santa Catarina, a tradição de confeccionar o presépio rústico em tamanho natural para celebrar o Natal foi levada para a praça central da cidade no final da década de 1970, por incentivo do museólogo Gelci Coelho, o Peninha, que queria tornar pública a arte presepista do pesquisador catarinense.

Após a morte do folclorista, em 1983, Peninha continuou o projeto por mais uma década e, a partir de 1993, a responsabilidade foi assumida por Jone Cezar de Araújo. Em 1994, o presépio da Praça 15 de Novembro foi reconhecido como o mais original do mundo, durante o Congresso Mundial dos Presepistas, organizado pela UN-FOE-PRAE (Federação Universal dos Presepistas), na República Checa.


Obra premiada

Natural do Morro da Fumaça, no sul do estado de Santa Catarina, Jone Cezar reside em Florianópolis desde 1968, onde descobriu a paixão pelas artes visuais e pela cultura popular, com ênfase para a confecção de presépios natalinos com diferentes técnicas e materiais.

Em quatro décadas de atividade na capital catarinense, o artista participou de mais de 60 exposições individuais e coletivas, conquistando cerca de 30 premiações neste período. Conhecido mundialmente pelo trabalho presepista, o artista catarinense conquistou em 2005 a medalha de ouro na 30ª Mostra Mundial Dei 100 Presepi, em Roma, e o prêmio do júri popular no 5º Concurso Nacional de Presépios de Greccio-Riete, também na Itália.

Jone Cezar de Araújo foi membro do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina e é um dos fundadores da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina. Atualmente integra a Associação Internacional dos Artistas Plásticos – Unesco/Sinapesp, a Associação Amigos do Presépio da Itália, a Associação Amigos do Presépio de Madri, além de ser presidente e fundador do Instituto Cultural e Presepista Ilha de Santa Catarina, que em 2005 foi reconhecido como órgão oficial da arte presepista brasileira.

Serviço:

O Quê: “Relembrando Cascaes”
Inauguração do Presépio Natural Franklin Cascaes

Quando: nesta terça-feira (20/12) – 19h
Visitação até 6 de janeiro

Onde: Praça 15 de Novembro – Centro

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img