21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

“Navalha na carne” tem sessão no Teatro da UFSC no próximo domingo

spot_img

“Navalha na carne” tem sessão no Teatro da UFSC no próximo domingo

spot_imgspot_img

O texto, através de 63 menções a nomes de animais como vaca, veado, cachorro, porco, galinha etc. não deixa dúvida quanto à condição sub-humana a que estão submetidas as três personagens

A Cia. Quanta de Teatro apresenta a peça “Navalha na carne” neste domingo, 31/07, às 20h, no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. A proposta é trazer ao público novos olhares sobre a obra do autor Plínio Marcos.

Há pouco mais de 10 anos, a companhia, que é de Rio Claro (São Paulo), mergulhou na obra de Plínio, levando para os palcos peças como “Madame Blavatsky” (três prêmios de melhor espetáculo nos Festivais de Teatro de Amparo, Santa Bárbara d’Oeste e Americana, além de premiações por cenografia, figurinos, direção, atriz e iluminação), “Jesus-Homem” e “A Balada de um palhaço”, completando assim a Trilogia Subversiva de Plínio Marcos entre os anos de 1998 e 2002.

Durante sua trajetória, sempre impulsionada pelos ideais de liberdade de Bobo Plin e ocupada em objetivar genericamente o indivíduo no mundo através da arte, a pesquisa teatral proposta pela companhia baseou-se fundamentalmente no resgate do homem-humano atrelando, para isso, técnica e criação.

Nesse sentido, entende que “Navalha na carne”, mesmo tida como inspiração para inúmeras montagens desde sua estreia em 1967, no Teatro Maria Della Costa em São Paulo, continua sendo dinamizadora de potências criativas no contexto histórico e teatral da atualidade, uma vez que as relações de dominação do homem sobre o homem ainda não foram superadas, nem tampouco, extintas.

Esta produção de “Navalha na carne” teve a sua estreia há duas semanas na cidade de Rio Claro (SP), sede do grupo, donde seguiu para a capital paulista em apresentação no Teatro Plínio Marcos. De São Paulo, o grupo veio para Santa Catarina iniciando a turnê estadual por Criciúma (28/07) e Joinville (29/07). A apresentação no Teatro da UFSC encerra a turnê catarinense do grupo, que depois segue viagem para uma série de apresentações por cidades do interior de São Paulo. A vinda a Santa Catarina deveu-se à ponte criada com o músico e produtor cultural paulista, Bruno Padoveze, há cerca de um ano morando em Florianópolis.

Sinopse:

“Navalha na carne” apresenta como personagens Neusa Sueli, uma prostituta; Vado, o cafetão e Veludo, um homossexual, empregado da pensão em que vivem Neusa e Vado.O texto, através de 63 menções a nomes de animais como vaca, veado, cachorro, porco, galinha etc. não deixa dúvida quanto à condição sub-humana a que estão submetidas as três personagens, pois é dessa forma a que se referem uns aos outros.A trama inicia com a chegada de Neusa Sueli à pensão depois de mais uma noite de trabalho e Vado, de forma agressiva, a obriga responder sobre o paradeiro do dinheiro que costumeiramente encontra sobre o criado-mudo. Imediatamente, Neusa desconfia do funcionário da pensão, o Veludo. Este por sua vez, tenta, inutilmente, se livrar da situação e num ato impensado e vingativo, antes de se retirar do recinto, atira à face de Neusa Sueli a ofensa: “galinha velha!”.As palavras mencionadas farão parte das próximas cenas, numa sequência ininterrupta de humilhações e sadismos, revelando as mazelas do ser humano “animalizado”, conduzindo-o ao mais constrangedor estado de degradação.

Serviço:

O QUÊ: Apresentação teatral de “Navalha na carne” com a Cia. Quanta de Teatro, de Rio Claro (SP)
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANDO: Dia 31 de julho de 2011, domingo, às 20 horas (única apresentação)
QUANTO: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
CONTATO: Bruno Padoveze (48) 8822-8337 –
Cia Quanta na WEB: www.ciaquanta.blogspot.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img