19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Saúde da capital realiza Blitz contra a Dengue

spot_img

Saúde da capital realiza Blitz contra a Dengue

spot_imgspot_img

Ação se estenderá por vários pontos de Florianópolis

O secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva, acompanhou hoje a blitz realizada pelos Agentes de Combate ás Endemias/Dengue no Terminal Rita Maria. Durante a ação, que acontece diariamente, os fiscais vistoriaram o interior e os bagageiros dos ônibus oriundos de regiões onde a doença está instalada. Além disso, foram entregues folders com orientações de como prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. “Somos, e queremos continuar sendo, a única capital do país sem registrar um único caso autóctone (contraído no mesmo município) de Dengue”, destacou ele.

Florianópolis conta hoje com 1396 armadilhas espalhadas por todo território. Semanalmente cada uma delas é vistoriada por um Agente de Combate às Endemias/Dengue na busca de larvas do mosquito da Dengue. Além disso, em 762 Pontos Estratégicos, como depósito de matérias de construção e garagens de transportadoras interestaduais entre outros, o monitoramento é feito em toda área.

Este ano já foram detectados três focos com larvas do Aedes aegypti, todos na região continental. Em 2010 este número chegou a 24 em Florianópolis e 850 no estado. Sempre que se detecta a presença da larva ou do mosquito adulto é feita uma varredura em todos os domicílios existentes num raio de 300 metros, e assim sucessivamente a cada nova confirmação. “É fundamental que cada um entenda que o combate à Dengue é de responsabilidade de todos”, lembrou o secretário.

O que você pode fazer

Mantenha caixas d”água e outros recipientes que possam acumular água fechados ou com a boca voltada para o solo. Lembre-se de que para a fêmea do Aedes aegypti colocar seus ovos basta uma simples tampinha de garrafa;
Limpe as calhas para evitar o acumulo de água;
Não deixe água acumulada em lajes ou telhados;
Encha de areia os pratinhos sob os vasos de plantas;
Vasos de plantas aquáticas devem ter a água trocada pelo menos uma vez por semana. Lave bem o recipiente usando uma escova e sabão;
Entregue pneus velhos ao serviço de coleta de lixo ( em Florianópolis entre em contato com a Comcap para saber como fazer neste caso. O telefone é o 3271 6800)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img