17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Seminário discute cadastro único de artesãos em Florianópolis

spot_img

Seminário discute cadastro único de artesãos em Florianópolis

spot_imgspot_img

O artesanato é uma das atividades mais antigas do mundo e, com as mudanças sofridas ao longo do tempo, vem ampliando sua importância no contexto do desenvolvimento social, cultural e econômico das cidades. Para conhecer a realidade deste segmento e mapear a produção no município, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com o Banco Brasil, promove o Seminário de Artesanato de Florianópolis, nesta segunda-feira (21/03), das 14h às 18h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Prainha.

Realizado dentro das comemorações do Dia do Artesão (19 de março), o seminário vai reunir entidades e profissionais que atuam no setor para discutir ações conjuntas visando à organização dos artesãos, tanto em relação à identidade visual das feiras, quanto à ocupação espacial de modo a contribuir para a estética urbana na Capital, entre outros temas.

Além do Senac e do Banco do Brasil, participam do evento a Federação das Associações de Profissionais Artesãos de Santa Catarina (Fapasc), Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial (Coopir), entre outras entidades. Ao final do seminário, será elaborada a Carta do Artesão.

Mapeamento e incentivo cultural

Um dos pontos de pauta mais importantes é a necessidade de um mapeamento para identificar quantas pessoas sobrevivem do artesanato no município, onde elas moram, o que produzem e em que locais comercializam seus materiais. As informações vão alimentar um cadastro único gerenciado pela Fundação Franklin Cascaes, que vai facilitar futuras ações de planejamento, fiscalização e fomento da atividade, assim como busca de parcerias.
De acordo com a superintendente adjunta da FCFFC, Roseli Pereira, a instituição será animadora do processo, ouvindo as demandas específicas desse coletivo para subsidiar programas e ações. “Com os recursos do Fundo Municipal de Cultura, criado recentemente pela prefeitura, por exemplo, poderemos lançar um edital específico para o artesanato, contribuindo para o fortalecimento dessa expressão cultural”, justifica a gestora.

No evento serão discutidas ainda outras formas de financiamento disponíveis para o setor, além da participação de grupos étnicos – como os indígenas – nas feiras de artesanato da cidade. Outro assunto em destaque é a possibilidade de criação de uma feira de referência periódica, reunindo todas as feiras de artesanato existentes no município, e que seria o embrião para a implantação de um corredor cultural em Florianópolis.

Segundo a superintendente adjunta, a FCFFC gerencia as feiras de artesanato da Lagoa da Conceição e do Largo da Catedral. Entretanto, existem outras feiras do gênero na cidade sob coordenação de associações e grupos culturais, cada qual com seus critérios e regras de funcionamento. Há também artesãos que expõem individualmente os trabalhos e até profissionais que comercializam produtos que não se enquadram como artesanato. “Tudo isso será discutido. As questões levantadas no seminário subsidiarão também o plano municipal de cultura que está sendo elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis”, finaliza Roseli Pereira.

Serviço:

O Quê: Seminário de Artesanato de Florianópolis

Quando: segunda-feira (21/03) –14h às 18h

Onde: Auditório do Senac
Rua Silva Jardim nº 360 – Prainha

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img