17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Teatro da UFSC apresenta gratuitamente Cotidiano em Cena

spot_img

Teatro da UFSC apresenta gratuitamente Cotidiano em Cena

spot_imgspot_img

A Oficina Permanente de Teatro (OPT) do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, encerrará o seu semestre letivo deste ano com apresentações públicas de “Cotidiano em Cena”, com esquetes teatrais envolvendo mímica e máscaras, nos dias 2 e 3 de dezembro, quinta e sexta-feira, às 21 horas. Serão apresentadas várias cenas do cotidiano tendo como linguagem a Mímica, a Pantomima e Máscaras, dirigidos por Sérgio Bessa, ator, bailarino e instrutor da OPT.

A preparação mímica é do mímico Augusto Sopran, também instrutor da OPT, e as máscaras expressivas foram orientadas pelo ator e artista plástico Nei Perin.

Segundo Sérgio Bessa, não se trata de um espetáculo fechado mas, sim, de apresentar à comunidade o processo de formação do ator através de jogos dramáticos, dando um caráter de aula pública às apresentações que encerram o semestre.

Nas cenas de “Cotidiano” há um pré-roteiro de Carmen Fossari, que coordena a Oficina Permanente de Teatro do DAC.

A OPT recebe alunos da UFSC de vários cursos que querem ter também uma vivência teatral adjunta às suas formações acadêmicas, ex-alunos e comunidade técnico-administrativa e docente da UFSC e da comunidade em geral.
Neste ano, a oficina de Teatro, bem como outras oficinas de arte do DAC, em outras linguagens artísticas, contou com a atuação de outros instrutores — profissionais de arte da comunidade externa —, que puderam ser contratados pela UFSC graças a edital próprio realizado pela Universidade. Esse apoio da instituição amplia a oferta de oficinas em mais opções de linguagens artísticas e garante que se ofereça atividades gratuitas de extensão cultural para a comunidade, sem a necessidade de cobrança de mensalidades aos participantes.

Sobre a Oficina Permanente de Teatro

Com quase 03 décadas de trabalho, em atuação desde 1982, a Oficina Permanente de Teatro (OPT) faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC, e realiza suas atividades na formação do ator/cidadão.

A Oficina Permanente de Teatro tem por objetivo uma vivência na área das Artes Cênicas compreendendo o estudo teórico e a vivência teatral. A cada turma, dependendo da vocação do grupo formado, é realizado um processo de montagem seguindo a tendência natural do grupo. Esta vivência poderá ser de Teatro de Rua, de Mímica ou de montagem dos Clássicos. Depois desta etapa, os alunos que sintonizam a sua vocação, podem integrar o elenco do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC.

Dentro desta oficina, em que é desenvolvido o Curso de Formação de Ator, está sendo pesquisada uma metodologia própria do ensino da Arte Teatral, integrando todas as disciplinas, não dissociando a percepção da formação do ator de seu todo. A filosofia deste trabalho é “como ser para representar o outro ser”. A Oficina possibilita aos alunos o Registro Profissional de Ator/Atriz.

Sobre a diretora da OPT

Carmen Lúcia Fossari é mestre em Literatura Brasileira, pela UFSC — com opção em Teatro —, diretora de Espetáculos do Departamento Artístico Cultural da UFSC, coordenadora e professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC e diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC.

Dentre as suas produções estão os enredos escritos para Escolas de Samba de Florianópolis e artigos para jornais de Santa Catarina. Escreveu durante 10 anos para o Anuário Brasileiro de Teatro, do Rio de Janeiro, editado pelo Serviço Nacional de Teatro. Dirigiu e produziu mais de 60 peças teatrais nas categorias de Teatro Adulto, Infantil, de Títeres e de Rua.

Veja mais sobre a OPT e sua diretora no site www.dac.ufsc.br

SERVIÇO

O QUÊ: Apresentação de “Cotidiano em Cena”, esquetes teatrais com mímica e máscaras, com alunos da Oficina Permanente de Teatro (OPT) do DAC/UFSC.
QUANDO: Dias 2 e 3 de dezembro de 2010, quinta e sexta-feira, às 21 horas
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Cumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
REALIZAÇÃO: Oficina Permanente de Teatro / Departamento Artístico Cultural / Secretaria de Cultura e Arte / Universidade Federal de Santa Catarina – www.dac.ufsc.br
Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e da produção.


spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img