24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Transporte Marítimo ganha força na Grande Florianópolis

spot_img

Transporte Marítimo ganha força na Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

Um encontro entre o Prefeito da Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB) e o Vereador de Florianópolis, Ricardo Vieira (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana, reforçou a necessidade de melhoria da mobilidade urbana na Grande Florianópolis. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito nesta quarta feira, 16 de fevereiro.

Para Heiderscheidt, o projeto do Sistema Aquaviário de Palhoça é uma necessidade, tendo em vista a explosão do crescimento populacional, e com isso o surgimento de um ponto de estrangulamento viário – com constantes congestionamentos, esgotamento da estrutura da atual malha viária – entre outros motivos. Segundo uma pesquisa realizada pela administração, esse novo sistema deverá atender uma demanda populacional de mais de 100 mil pessoas por dia.

O prefeito afirma que o projeto está em construção e já tem autorização da Marinha do Brasil para começar a operar a linha Ponte do Imaruim – Pinheira.

A empresa gaúcha BBBarcos, responsável pelo fornecimento das embarcações catamarãs que está operando na hidrovia de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba, no Rio Grande do Sul, deve trazer essa experiência para o Sistema de Transporte Marítimo de Palhoça.

Em final de fevereiro, um modelo catamarã com capacidade para 122 pessoas deverá chegar a Palhoça a título de experiência. Os pontos de embarque serão construídos nas localidades da Ponte do Imaruim, Centro, Barra do Aririú, Praia do Pontal, Praia de Fora, Enseada do Brito, Praia do Sonho e Pinheira. “Antes do carnaval o catamarã, estará no município, para que a população possa ver de perto como será feito o deslocamento. Tenho certeza do sucesso da nossa iniciativa que há muito tempo é esperada pela população da grande Florianópolis, e com o apoio da Câmara de Florianópolis, agora sim eu sei que esse projeto vai dar certo. Aqui em Palhoça nós vamos dar o primeiro passo”, afirmou.

Para o Vereador Ricardo, a iniciativa do prefeito de palhoça é louvável e muito interessante, porque a Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana já apontou para essa solução. “Nós temos discutido com a Frente e com as entidades que compõem essa discussão em Florianópolis, e consta essa solução, que é o transporte marítimo. Já passou da hora de avançarmos nesse sentido e a iniciativa de palhoça, do prefeito Ronério, vem mostrar na prática a viabilidade da integração e o fim do monopólio rodoviário”, pondera o parlamentar.

O prefeito Ronério disse que foi feito um estudo que avaliou a questão dos ventos, das ondas e qual a melhor embarcação para fazer o trajeto. “Nós fizemos todos os estudos necessários, o que precisa nesse momento é apoio para que o projeto integre toda região”. Ricardo confirmou a necessidade de envolver outros municípios e afirmou que a Câmara de Florianópolis dará o primeiro passo nesse sentido. “Vamos conversar com os vereadores da Frente e trazer a casa, juntamente com os movimentos envolvidos na discussão da mobilidade urbana, para conhecer a iniciativa que já está sendo construída”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img