19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

União fortalece a tecnologia em Palhoça

spot_img

União fortalece a tecnologia em Palhoça

spot_imgspot_img

Unisul, Pedra Branca – Urbanismo Sustentável, Prefeitura de Palhoça e a Associação Empresarial de Palhoça formam a Inaitec que lança o projeto Celta

A parceria entre a Unisul, a Pedra Branca – Urbanismo Sustentável, a Prefeitura de Palhoça e a Associação Empresarial de Palhoça forma o Instituto de Apoio a Inovação, Incubação e Tecnologia da Palhoça (Inaitec). O grupo lançou com apoio da Certi na última sexta, 17, no campus universitário da Grande Florianópolis – Pedra Branca, o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta).

O Celta está localizado no mesmo prédio do campus da Unisul Virtual. O objetivo é que empresas especializadas em tecnologia ocupem a maioria das lojas. O professor Ingo Hermann é um dos articuladores do projeto. “Nós trabalhamos aproximadamente quatro anos pensando em um planejamento de processo de incubação de projetos. Contratamos o serviço da Fundação Certi. Agora estamos implantando oito empresas, com financiamento de 120 mil reais do Prime que é um fomento do governo federal. A nossa intenção é colocar mais 10 empresas para o próximo ano”, afirma.

O reitor da Unisul, Ailton Nazareno Soares, acredita que esta ação pode dar vazão às propostas de fomento em pesquisa aplicada. “Com isso e dentro da nova perspectiva da Unisul de se direcionar para a área da pesquisa aplicada fundamentalmente com tecnologias, é uma maneira da Unisul se inserir dentro deste contexto”.

O presidente do Inaitec, Renato da Silva Neto afirma que hoje o setor tecnológico fatura mais que o turismo em Florianópolis e aponta alguns objetivos. “Desenvolver e promover a inovação, criatividade, projetos aqui no município de Palhoça, trazer empresas para cá e copiar um pouquinho o modelo de Florianópolis que conseguiu desenvolver bastante esta tecnologia”.

A Pedra Branca Urbanismo Sustentável incentiva empresas de tecnologia a virem para a Palhoça. “E estamos ajudando mais especificamente com o aluguel deste primeiro ano aqui das salas para as incubadoras desses empresários se instalarem. A prefeitura está ajudando com uma parte e nós estamos ajudando com outra estes jovens empresários que tem dificuldades de pagar o aluguel”, relata o presidente Valério Gomes Neto.

Já o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt diz que o município é o que mais cresce economicamente em Santa Catarina. “Além do sucesso com relação à construção civil, com relação a atrair novos investimentos, centro de distribuição, nós agora estamos também partindo para esta inovação, que é buscar empresas no sentido de dar oportunidade a elas mostrarem o que desenvolvem e o que tem de mais eficiente com relação à tecnologia. Nós entendemos que além de estar gerando emprego através da indústria limpa, através de uma atividade que é a que mais agrega valor, nós estaremos contribuindo com o desenvolvimento não só de Palhoça, da região de toda a Grande Florianópolis, Santa Catarina e Brasil”.

A empresa de Fernando Cezar Viana Junior trabalha com desenvolvimento de software personalizado e participa do projeto. “A oportunidade é excelente, a localização é excelente. O fato de estar inserido dentro da organização é muito bom. Estamos com um planejamento de trabalhar somente com estagiários da Unisul. Trouxemos a parte de pesquisa e desenvolvimento da Floripa 360º para cá,para a Pedra Branca. A força de trabalho vai vir daqui mesmo, da localidade”, afirma.

Outra empresa instalada no prédio é a Decortec. “Iniciamos com o projeto Prime que deu a condição de estarmos desenvolvendo todo o nosso trabalho com apoio de consultoria. Nosso objetivo é desenvolver produtos de base tecnológica voltada para decoração, no caso foram dois produtos: veneziana automatizada e um trilho suíço automatizado”, afirma Gilney Afonso Braga Palhares.

A empresa de Valmor Machado Neto trabalha com desenvolvimento de websites e terceirização de software. “A oportunidade é excepcional. Traz visibilidade para a empresa, o apoio, a estrutura, tudo que tem envolvido facilita e ajuda a empresa”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img