spot_imgspot_img
Florianópolis, 4 dezembro 2024
spot_imgspot_img

A Cantora Careca: uma crítica social com toque de humor

VariedadesA Cantora Careca: uma crítica social com toque de humor
spot_img
spot_img

Compartilhe

O espetáculo “A cantora careca”, encenado pelo Grupo Armação, traz o surrealismo ao palco da capital com uma curta temporada na Casa do Teatro, em frente à Praça XV,
Após o sucesso da estreia do espetáculo “A cantora careca”, o Grupo de Teatro Armação realiza uma curta temporada de apresentações na capital, na Casa do Teatro, prédio histórico localizado em frente à Praça XV de Novembro. Com direção de Chico De Nez, a peça apresenta uma crítica à hipocrisia da sociedade burguesa ao questionar as normas e as convenções sociais da época, mas que por vezes torna-se atual frente à falta de comunicação e futilidades presentes nas relações.


Escrita originalmente em 1950 por Eugène Ionesco, dramaturgo romeno que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1989 em reconhecimento ao seu impacto no mundo das artes, a peça teatral inaugura o movimento chamado “teatro do absurdo”, em que propõe uma dramaturgia desprovida de sentido, lógica e racionalidade. Ao apresentar uma comunicação inelegível com diálogos ” non-sense”, no qual busca esvaziar as palavras do seu valor, para confirmar a dificuldade de comunicação e a alienação do homem na linguagem.


“Nessa produção buscamos destacar o absurdo da obra de Ionesco e queremos oferecer ao público uma experiência que seja ao mesmo tempo divertida, provocativa e reflexiva, ao confrontar com o absurdo da vida cotidiana e esperamos provocar uma reflexão mais profunda sobre o sentido da vida”, .


A peça estará em cartaz nos dia 06/07/08/ de Dezembro sexta e sábado às 20h e domingo as 19hs, na Casa do Teatro do Grupo Armação. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, com link direto para vendas no Instagram da companhia @grupoarmacao.


Sobre o grupo:


O Grupo de Teatro Armação completa 52 anos de existência e de produção teatral em 2024, sendo o grupo de teatro mais antigo em atividade no estado de Santa Catarina. O Grupo Armação foi concebido no ano de 1972 por jovens atores que pretendiam produzir e fazer teatro profissional em Santa Catarina. Com sede em Florianópolis, deu seus primeiros passos tornando-se referência no cenário teatral catarinense com grandes e importantes produções, circulou pelo estado e participou de Festivais Teatrais, estando interligado com os principais movimentos teatrais no contexto nacional.

Ficha técnica:
A CANTORA CARECA, de EUGÈNE IONESCO
DIREÇÃO: Chico De Nez
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Beto Alvarenga e Dico Paz
ELENCO: Adriano de Brito, Flávia Dreher, Luiz Naas, Margarett Westphal, Mysaèlle Guimarães, Sandro Maquel
SONOPLASTIA: Fabio Marques
PRODUÇÃO EXECUTIVA, CENÁRIO E ILUMINAÇÃO: Rogaciano
Rodrigues ARTE GRÁFICA: Antônio Cunha
FIGURINOS: Andre Dalsegio e Eduarda de Souza
PARCERIA: Renaux view
AGRADECIMENTO: Farida Dell’ Antonio
REALIZAÇÃO: Grupo Armação

Sinopse:
Em um pequeno apartamento no subúrbio inglês, o casal de classe média alta Sr. e Sra. Smith recebem a visita do casal Sr. e Sra. Martins. Os personagens, representantes do modelo e estrutura social burguesa, estão presos em um ciclo de repetições, trivialidades e do vazio existencial, sendo a releitura e representação do encarceramento da sociedade contemporânea.


SERVIÇO:
Espetáculo: A cantora careca
Quando: A sextas e sábados às 20h ,domingo as 19hs
Local: Casa do Teatro Armação, Praça XV de Novembro, 344, Centro,
Florianópolis Ingressos: Sympla (link na bio:
www.instagram.com/grupoarmacao)