16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

A importância do médico oftalmologista

spot_img

A importância do médico oftalmologista

spot_imgspot_img

por Ayrton Ramos Presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO)

No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de pessoas cegas, um número que poderia ser muito menor se houvesse um diagnóstico e um tratamento precoce das doenças que afetam os olhos. O que causa tristeza é saber que pelo menos 60% destas pessoas poderiam ter sua cegueira evitada. No dia 07 de maio celebramos o dia Médico Oftalmologista e aproveitamos este mês para chamar a atenção da população que a saúde dos olhos não se restringe ao exame e ao uso de óculos e lentes corretivas.  

Nos últimos anos o crescimento de consultas e receitas de óculos realizadas por profissionais não médicos, em todo o estado de Santa Catarina, tem causado extrema preocupação visto que somente o médico oftalmologista é o profissional habilitado para fazer consultas e prescrição de receitas à população. A importância do médico está na série de exames feitos em uma consulta oftalmológica como: medir a pressão intraocular, fazer um exame de biomicroscopia completo, dilatar a pupila, examinar o fundo de olho e, se necessário, solicitar outros exames para complementar o diagnóstico. A receita do óculos faz parte do exame oftalmológico realizado pelo médico e se for realizado por outro profissional, este ato se configura em exercício ilegal da medicina.

No exame oftalmológico completo podemos identificar doenças graves que podem ser causas de cegueira irreversível, mas que, se diagnosticadas precocemente, podem ser controladas, como por exemplo o glaucoma, a retinopatia diabética, a catarata, os tumores oculares, entre outras. Assim podemos evitar que o paciente entre na triste estatística de brasileiros que perderam a visão. Além da catarata, que é a principal causadora de cegueira e pode ser evitada por meio de cirurgia, destacamos o risco do glaucoma, doença silenciosa e muito perigosa que acomete principalmente pessoas acima dos 40 anos e a retinopatia diabética, que ocorre em pacientes com diabetes mal controlada. 

Há quase três anos a Sociedade Catarinense de Oftalmologia deu início ao Programa Saúde dos Olhos, iniciativa pioneira no Brasil que inclui uma série de ações de conscientização sobre a importância do Médico Oftalmologista no tratamento das doenças e problemas de visão. Esta é uma forma de esclarecimento à população sobre a importância de consultas regulares com um médico oftalmologista, pois o cuidado com a saúde dos olhos é também uma preocupação com toda a saúde do corpo.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img