24.6 C
fpolis
segunda-feira, abril 15, 2024
Cinesystem

A Selic em queda: Oportunidades para Investidores!

spot_img

A Selic em queda: Oportunidades para Investidores!

spot_imgspot_img

Você já ouviu falar da dança da Selic? Aquela taxa básica de juros do nosso país que influencia nossas finanças está em movimento, e isso pode ser uma boa notícia para os investidores! Vamos descomplicar essa história.

A Selic, que serve como referência para as nossas aventuras financeiras, está atualmente em um processo de redução. Em julho de 2023, ela marcava 13,75% ao ano, e agora, em janeiro de 2024, encontrou um lugar confortável em 11,75% ao ano.

Qual é o rumo da SELIC? 

Segundo o relatório FOCUS do Banco Central do Brasil, a expectativa é que essa taxa chegue a 8,5% ao ano em 2025. E agora, como isso impacta as nossas escolhas de investimento?

Se a Selic é a estrela do espetáculo, é claro que as rentabilidades oferecidas vão dançar junto com ela, diminuindo conforme a tendência se confirma. Aquele CDB 100% do CDI, que hoje rende 11,75% ao ano, vai entrar num ritmo mais suave nos próximos meses. Calma, não é um rendimento negativo, apenas um passinho mais curto em comparação com o passado.

Dá para perceber nas plataformas de investimentos que os prazos mais curtos estão oferecendo uma coreografia mais animada, com rentabilidades mais altas do que os prazos mais longos. Parece meio contra-intuitivo, né? A ideia é aproveitar as taxas mais altas a curto prazo antes de dançar com ativos que vão oferecer um ritmo mais tranquilo, já que a taxa de referência estará mais baixa.

Então, teoricamente, estamos em um momento interessante para investir a longo prazo e curtir uma rentabilidade mais alta por mais tempo. 

Quer ficar por dentro das notícias sobre o mercado financeiro? Siga a JB3 Investimentos no Instagram. 

O que acontece com a Renda Fixa?

Na renda fixa, temos três tipos de dança: as pré-fixadas (com uma taxa fixa por ano), as pós-fixadas (que seguem algum índice, geralmente a Selic) e as híbridas (uma mistura de pré e pós-fixados, tipo um tango financeiro). Agora é a hora perfeita para pré-fixar, mesmo que pareça um passo ousado, porque essa taxa fixa será maior que a meta da Selic e as próximas rentabilidades oferecidas. Não esqueça de dar uma variada, incluindo também os pós-fixados, especialmente aqueles que protegem da inflação.

O que acontece com a Renda Variável?

E na renda variável, como ficam os ativos na bolsa de valores? Eles costumam dar um passinho mais animado com os cortes na Selic, pois as empresas conseguem melhores condições para brilhar e crescer, gerando mais lucros para seus investidores.

Lembre-se, não existe uma fórmula mágica para o melhor investimento. É como uma coreografia única que cada pessoa monta, considerando não apenas os passos do mercado, mas também os próprios movimentos da vida pessoal. Então, bora dançar nessa pista financeira com sabedoria! 🚀💃

Quer saber como aproveitar a SELIC em queda? Clique aqui e agende uma conversa comigo! 

por Adriana Zanotto
Assessora de Investimentos JB3 Investimentos/XP

Planeje seu Futuro. Invista na sua Liberdade!
Conheça o universo de possibilidade financeira para você, sua família ou seu negócio.
Invista com quem conhece o mercado financeiro há mais de 14 anos.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img