21.3 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

A Floripa de amanhã começa agora

spot_img

A Floripa de amanhã começa agora

spot_imgspot_img

Artigo escrito por Zena Becker, presidente da Associação FloripAmanhã.

Florianópolis completou 284 anos e a Associação FloripAmanhã gostaria de convidar os moradores da capital catarinense a pensar no futuro. A História nos traz ensinamentos, erros que não podem ser repetidos, acertos a serem reproduzidos. Mas, é o presente que nos dá a oportunidade de trabalharmos desde já para construirmos juntos a Florianópolis que queremos.

Acreditamos que o caminho é a ampla discussão dos nossos problemas e a atuação em parcerias entre a sociedade organizada e o poder público. Florianópolis ainda goza de invejável qualidade de vida, que, no entanto, infelizmente se deteriora pela falta de planejamento e de comprometimento da sociedade e dos gestores públicos com o meio ambiente.

Há questões graves, que interferem no bem estar social e colocam em perigo o futuro da cidade. Exigem o envolvimento de cada um de nós, debatendo e agindo na busca de soluções. Não dá para esperar que uma cidade sustentável e feliz aconteça espontaneamente.

Temos pela frente as discussões finais do Plano Diretor. É a última oportunidade neste processo para buscarmos o melhor entendimento possível a fim de ordenar o crescimento com respeito à natureza e aos anseios da sociedade.

Através do projeto Floripa 2030, procuramos dar nossa contribuição envolvendo o maior número possível de segmentos da sociedade para construir estratégias de desenvolvimento sustentável econômico, sócio-cultural e urbano-territorial para Florianópolis. Contamos com 148 participantes representando 84 entidades da Grande Florianópolis. O objetivo é fazer com que a cidade se organize diante dos desafios do seu crescimento nos próximos 20 anos. O Floripa 2030 surgiu em 2008, mas continua em andamento, ampliando esta discussão para a Grande Florianópolis, buscando a incorporação na Prefeitura da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável (a disposição para download em www.floripa2030.com.br) e por meio do Fórum Criatividade e Imagem da Cidade.

Este Fórum reúne diversas entidades, e tem como desafio construir uma cidade com mais qualidade estética, inovadora, com criatividade, agregando arte na construção da cidade e discutindo a paisagem urbana. Em novembro do ano passado, organizou o seminário Paisagem de Florianópolis: presente e futuro, debatendo a criação de uma lei da paisagem para a cidade.

A FloripAmanhã também integra o grupo articulador do Fórum de Revitalização do Centro Histórico, coordenado pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e composto ainda pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura), IPUF e IPHAN. A Adoção da Praça XV pelas empresas Koerich e Carioca Calçados faz parte das ações do Fórum, em parceria com a Prefeitura Municipal / Floram e assegura a conservação e a manutenção deste importante espaço da cidade. Através da iniciativa do Fórum foi obtida outra grande conquista, a inclusão de Florianópolis no programa “Cidades históricas” do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. O recurso deve ser liberado em 2010 para revitalizar o centro histórico.

Esperamos que os 284 anos de Florianópolis se tornem o marco de uma virada no modo de pensarmos e agirmos na construção do amanhã de Florianópolis. Por isso, convidamos todos a participar do esforço coletivo para salvar a nossa cidade participando das ações, associando-se à FloripAmanhã e contribuindo com uma nova ideia. Acesse o nosso site (www.floripamanha.org), saiba mais de nosso trabalho e atue como puder em busca de um futuro digno para Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img