12.4 C
fpolis
sábado, maio 21, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Abastecimento de água na Grande Florianópolis começa a ser normalizado

spot_img

Abastecimento de água na Grande Florianópolis começa a ser normalizado

spot_imgspot_img

Foi religada exatamente às 22h30 desta terça-feira, 23, a adutora de 800mm de diâmetro que capta água do Rio Pilões. A partir de agora, aproximadamente mais 1.500 litros por segundo abastecem a Grande Florianópolis, iniciando o processo de normalização do sistema. Anteriormente a Casan informou ao DeOlhoNaIlha que o horário de normalização seria às 22h desta quarta, mas a Casan prevê que o Sistema já estará bem abastecido ao final da manhã desta quarta-feira, 24, podendo levar água às regiões até então afetadas, como as partes mais altas de São José e Biguaçu, ruas localizadas em pontas de rede (ao final das tubulações) e as regiões Centro e Bacia do Itacorubi (Trindade, Santa Mônica, Pantanal, Carvoeira e arredores) em Florianópolis. Ao longo da tarde o sistema de abastecimento se regulariza na sua plenitude.

A empresa mantém o pedido para que a população não afetada permaneça se limitando ao uso essencial de água na quarta-feira, para que as regiões prejudicadas sejam abastecidas de maneira mais ágil e tranquila.

SOLO ENCHARCADO E INSTÁVEL

Tão logo foi religada a adutora, os primeiros testes mostraram que foi bem sucedida a operação de reforço nos pilares de sustentação da estrutura, feito com aço galvanizado. O reforço permite que a tubulação suporte a forte pressão da água, mesmo que o solo esteja muito encharcado e instável devido às fortes chuvas do fim de semana.

O religamento estava previsto para ocorrer no final da tarde/início da noite, mas atrasou devido à colocação de mais uma barra longitudinal sobre as estruturas e fixação dos cabos de ancoragem dos pilares.

A operação de conserto da Adutora 800mm começou na manhã de domingo, tão logo o sistema acusou o rompimento, e foi realizada de maneira ininterrupta por quase 70 horas, inclusive nas madrugadas. Os trabalhos foram realizados por cerca de 60 trabalhadores, em sistema de revezamento, com auxílio de geradores, três escavadeiras hidráulicas e dois caminhões.

A adutora foi consertada, inicialmente, nas primeiras 24 horas e entrou em operação ao meio-dia de segunda-feira (dia 22), mas não passou no teste ao ser submetida à primeira pressão. Por medida de segurança, os engenheiros decidiram então reforçar a estrutura com placas de aço. As placas galvanizadas foram instaladas até o final da tarde desta terça, quando se iniciaram os testes dos escoramentos metálicos (dos pilares) e testes de carga (com a pressão da água).

A Grande Florianópolis (São José, Santo Amaro, Biguaçu, Palhoça e a Capital) tem sido abastecida desde domingo com água de outros mananciais, como o Rio Cubatão, mas sem o Pilões a vazão é reduzida quase à metade. O Aquífero dos Ingleses mantém abastecido o Norte da Ilha. As regiões Sul e Leste da Ilha que se valem do Sistema da Lagoa do Peri, com exceção do bairro Carianos. Os bairros Santo Antônio, Sambaqui, Cacupé e proximidades estão sendo auxiliados com água do Norte da Ilha.

SERVIÇO

Central de Atendimento para solicitações de serviços pelo fone 0800.643.0195 ou chat online do site:www.casan.com

As informações são da Assessoria de Imprensa da Casan.

spot_img