20.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Abertas inscrições do 20o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina

spot_img

Abertas inscrições do 20o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina

spot_imgspot_img

Já estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina – Mitsubishi Motors Sailing Week. A competição acontece de 11 a 14 de fevereiro, na raia norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.

Está aberta às classes ORC Internacional, ORC-CLUB, BRA-RGS, Bico-de-proa e Multicascos, e também para o Campeonato Sul-brasileiro de J24. A inscrição, a ser feita pelo site www.circuitooceanico.com.br, custa R$ 60 por tripulante até o dia 16 de janeiro. Mais informações na Gerência de Eventos Náuticos do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, organizador do evento, pelo telefone (48) 3225 7799.

Fevereiro promete entrar para a história da vela de oceano catarinense como o mês de maior movimento de veleiros ao longo dos 500 quilômetros de litoral em Santa Catarina.

Na primeira semana, três regatas partirão de pontos distintos – Olivos (Argentina), Rio Grande (RS) e Santos (SP) – trazendo para Florianópolis barcos que devem permanecer na cidade para o Circuito, o mais importante acontecimento da vela no verão brasileiro.

Esse ano o evento ganha status internacional, com a participação de barcos argentinos e uruguaios que partirão dia 1º de Olivos. “Essas três regatas prévias prometem tornar a nossa competição ainda maior e mais emocionante”, contabiliza o presidente do Circuito, Alexandre Back, que calcula uma média de 60 participantes.

“Já estamos preparando o barco para correr a Rio Grande – Florianópolis e continuar em Florianópolis”, avisa Henrique Dias, comandante do C’Est La Vie VI, campeão do Circuito ano passado e que vai tentar o bicampeonato na ORC Internacional 600. O San Chico, de Francisco Freitas, é outro veleiro que já está confirmado para largar dia 3 de fevereiro, cumprir as 360 milhas da Regata Rio Grande e também disputar a competição de Santa Catarina.

Da Argentina, 21 comandantes mostram interesse em cumprir as 770 milhas de Olivos até a capital catarinense, entre eles os donos do Garras, Cruz del Sur, Camba 2, Mandes, Matrero e Obelix. O uruguaio Nicolas Gonzalez Cuadrado pretende trazer o Negra. Entre os brasileiros, Loyal/Red Nose e o Congere prometem fazer a longa travessia, e também o catarinense Zeus, segundo colocado no Circuito 2008 na ORC-CLUB 650.

A regata que parte dia 7 de fevereiro de Santos deve contar com o Angela Star, terceiro lugar na ORC-CLUB 650 no último Circuito. A 19ª edição consagrou o Mitsubishi Motors/Gol, de Eduardo Souza Ramos, bicampeão na ORC-Internacional 500. André “Bochecha” Fonseca reforçou a tripulação campeã, mas este ano o catarinense representante do Brasil nas Olimpíadas de Pequim na classe 49er estará bem longe de Florianópolis, defendendo o Delta Loyd na Volvo Ocean Race.

Ricardo Navarro estará à frente da Comissão de Regatas do Circuito 2009, auxiliado por Carlos Henrique de Lorenzi (o Dedá) e Samuel Jorge de Linhares (o Teteco). Para a Comissão de Protestos já estão garantidos os nomes do juiz internacional argentino Flávio Navera, de Dionísyo Sulzbeck e Lúcio Araújo.

Confira a programação prévia:

– 1º de fevereiro – 10ª Regata Internacional Olivos – Florianópolis
– 3 de fevereiro – 1ª Regata Rio Grande – Florianópolis
– 7 de fevereiro – 1ª Regata Santos – Florianópolis
– 11 a 14 de fevereiro – XX Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina – Mitsubishi Motors Sailing Week

Autor: Redação 360 Graus

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img