Abre hoje em Florianópolis a mostra que resgata a história do 1º laboratório de design do Brasil

VariedadesAbre hoje em Florianópolis a mostra que resgata a história do 1º...

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

Abre nesta terça-feira, 26, em Florianópolis a exposição "Design Histórico – Memória LBDI". A exposição mostrará parte da história do Laboratório Brasileiro de Design Industrial (LBDI), instituição catarinense que fez história nos anos 1980 e 1990 por seu pioneirismo numa área até então pouco explorada.  O evento ocorre no Museu da Escola Catarinense e integra a Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa. A entrada é gratuita e a mostra ficará aberta a visitação até o dia 12 de julho, das 10h às 18h, de terça a sexta, e das 10h às 16h aos sábados, domingos e feriados.

Freddy Van Camp, curador da mostra e da Bienal, explica que o objetivo é resgatar a importância do LBDI no processo de desenvolvimento do design no estado e no país.

São produtos do LBDI, Um medidor de luz eletrônico que foi testado e produzido com sucesso durante algum tempo e poderia, talvez, estar sendo fabricado e utilizado em grande escala no país. Ainda hoje, os medidores utilizados pelas empresas de eletricidade são mecânicos.  Também foi invenção da LBDI Um equipo odontológico – conjunto de cadeira, painel de equipamentos e sistema de iluminação, batizado de Dymatic – que foi desenvolvido para a fabricante suíça KAWO, que tem fábrica em Joinville, e entrou em produção em escala industrial.