18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

ACATE lança terceira unidade do LinkLab no Ágora Tech Park

spot_img

ACATE lança terceira unidade do LinkLab no Ágora Tech Park

spot_imgspot_img

O programa consiste em um laboratório de inovação aberta que teve início em 2017 e reúne na nova unidade grandes companhias e instituições de Santa Catarina

Na próxima quinta-feira (26), será inaugurado o LinkLab Ágora, terceira unidade do programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), e o Espaço Sebrae de Inovação, em parceria da Associação com o Ágora Tech Park, em Joinville. O LinkLab consiste em um programa de inovação aberta para ajudar médias e grandes empresas a pensarem e agirem de forma inovadora, se conectando com startups e com todo o ecossistema de inovação de Santa Catarina. Na unidade de Joinville, as corporates confirmadas são: ArcelorMittal, Catarinense Pharma, Cisa, Tigre, Schulz, Whirlpool, Weg, FCDL, Porto Itapoá e Orbenk, que trazem ao LinkLab um PIB interno de mais de R$ 30 bilhões somando-se todos os seus faturamentos. Ao todo, considerando as três unidades do LinkLab — Florianópolis, São José e Joinville —,  já são 28 corporates patrocinadoras do programa. Estarão presentes no evento representantes Prefeitura de Joinville, do Ágora Tech Park, da ACATE, do BRDE e da diretoria do Sebrae.

“O objetivo do LinkLab é promover um ambiente de inovação aberta, onde trocas e novas conexões podem ser feitas a todo momento entre as corporates, que têm desafios de inovação e transformação digital, e as startups, que desenvolvem soluções inovadoras e podem auxiliar nestes objetivos”, explica Silvio Kotujansky, vice-presidente de Mercado da ACATE e idealizador do LinkLab. No LinkLab ACATE Ágora são disponibilizadas salas para instalação dos times de inovação das corporates e espaços de reunião para conversas de negócios, além de ambientes coletivos para convivência e troca de ideias.

Dentro do LinkLab, as corporates e as startups possuem acompanhamento direto de equipes especializadas da ACATE com relação às suas necessidades de inovação, incluindo apoio de parceiros de diversas áreas, como jurídica, RH, contábil e branding. Dentro das unidades já existentes do programa, o índice de fechamento de negócios entre as corporates e startups é superior a 40%. “Este número é muito relevante e mostra que, além de ajudar as médias e grandes empresas a desenvolverem processos e uma gestão mais inovadora, o LinkLab é uma grande oportunidade para acelerar a participação de startups de todo o Brasil no mercado”, complementa Silvio.

“A transformação digital e o processo de inovação, principalmente aberta, é um grande desafio para as empresas tradicionais. Como habitat de inovação, o Ágora quer ser um ambiente que auxilie as empresas nessa caminhada, aproximando oportunidades. Nesse sentido, o LinkLab é uma ferramenta fantástica, pois aproxima as soluções – que as startups possuem – dos desafios que as corporates têm em grande quantidade. Sendo assim, não poderíamos estar mais motivados e ansiosos com a inauguração do LinkLab, que materializa nossa parceria com a ACATE, referência nacional em inovação e tecnologia, e que muito irá nos auxiliar no processo de posicionar o Ágora como um dos principais polos de inovação do país”, afirma Jean Vogel, Diretor do Ágora Tech Park.

Espaço Sebrae de Inovação

Além do LinkLab, o ambiente do Ágora Tech Park contará também com o Espaço Sebrae de Inovação. A proposta é que este ambiente seja contíguo ao LinkLab, sem paredes entre eles, tornando o Sebrae parte da rede de apoio às startups no relacionamento com as corporates do LinkLab, e levando os produtos e serviços que o Sebrae já desenvolve para micro e pequenas empresas para as startups que forem selecionadas pelas corporates. “O Sebrae/SC acredita que a inauguração desse espaço, além de garantir o suporte às startups, irá potencializar as conexões entre os atores do ecossistema de inovação e tecnologia, proporcionando novos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado”, comenta o Gerente Regional do Sebrae/SC em Joinville, Jaime Dias Júnior. 

Serviço:

O que: Inauguração LinkLab Ágora e Espaço Sebrae de Inovação

Quando: 26/09

Onde: Ágora Tech Park, Joinville

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img