23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

ACIF desenvolve iniciativas sustentáveis para promover a conscientização ambiental

spot_img

ACIF desenvolve iniciativas sustentáveis para promover a conscientização ambiental

spot_imgspot_img

No mês de novembro, período destinado à comemoração ao Dia Mundial do Saneamento, a ACIF reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao destacar suas iniciativas inovadoras. Entre elas, o programa “ReÓleo” ganha evidências, marcando 25 anos de contribuição para o meio ambiente e a conscientização sobre a importância do saneamento.

O programa visa promover a coleta e reciclagem responsável de óleo de cozinha usado, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade. Esta iniciativa oferece uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado, transformando-o em matéria prima para novos produtos mais sustentáveis, como biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável. O programa ReÓleo conquistou reconhecimento internacional ao receber, em 2012 e 2015, o prêmio Guinness World Records, conferindo a Florianópolis o título de cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo.

Gincanas de coleta de óleo

Destacam-se nas atividades do programa as gincanas de coleta de óleo nas escolas, envolvendo os estudantes na conscientização sobre a importância do descarte adequado do óleo de cozinha. Essas atividades não apenas educam as novas gerações sobre sustentabilidade, mas também incentivam práticas ambientais responsáveis desde cedo.

Nesta edição, foram coletados 5.687 litros de óleo durante a gincana. O projeto contempla a oportunidade de trocar o lipídio por produtos de limpeza para as próprias escolas participantes, já que a reciclagem do material possibilita fabricação de detergente, sabão, glicerina, biodiesel e até mesmo ração para animais. Além disso, essa coleta evitou a emissão de mais de 66 toneladas de CO2.

As instituições campeãs neste ano, foram: 1° lugar: Colégio Criativo ; 2° lugar: NEIM Professora Maria Barreiros e  3° lugar: NEIM Dona Cota.

Desde 2021, o programa conta com a parceria do Ação Renove, da Cargill, dona da marca Liza. Essa colaboração fortalece ainda mais a iniciativa, trazendo expertise e recursos que ampliam o impacto positivo da ação. “Para nós, essa soma de forças é essencial para levar conscientização a um número cada vez maior de consumidores, ao mesmo tempo que é um exemplo de economia circular na prática”, comenta Marcio Barela, coordenador de Sustentabilidade da Cargill.

Contribuição para o desenvolvimento da cidade

Além do compromisso com o programa ReÓleo, a Associação Empresarial de Florianópolis desempenha um papel fundamental em debates e iniciativas relacionadas ao saneamento na cidade. A ACIF mantém seu compromisso com a natureza e a população, participando ativamente de discussões sobre o saneamento, inclusive, recentemente, prestou apoio à prefeitura no rompimento com a Casan no Sul da ilha. Esta parceria estratégica demonstra o compromisso da Associação em trabalhar em conjunto com as autoridades locais para promover soluções sustentáveis e eficientes para os desafios relacionados ao saneamento.

“A ACIF acredita firmemente que a sustentabilidade é uma responsabilidade compartilhada e está comprometida em iniciativas inovadoras que contribuem para um ambiente mais saudável e equilibrado. O programa ReÓleo e nosso envolvimento em questões de saneamento na cidade são reflexos tangíveis desse compromisso.”, afirma o presidente da ACIF, Célio Bernardi

Números impactantes

O programa já arrecadou mais de 5 milhões de litros de óleo de cozinha usado, evitando a poluição da água e a emissão de mais de 61 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²) que iriam poluir a atmosfera. Ao longo de 25 anos, foram mais de 70 mil pessoas impactadas, e mais de 1.100 horas dedicadas à educação ambiental. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site: https://reoleo.acif.org.br/

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais