23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

ACIF comemora 95 anos com homenagens

spot_img

ACIF comemora 95 anos com homenagens

spot_imgspot_img

Solenidade alusiva será na próxima quinta-feira, dia 13, no Teatro Pedro Ivo Campos

Uma das entidades associativas mais representativas de Santa Catarina, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) completa 95 anos na próxima quinta-feira, 13 de maio. A solenidade alusiva, para cerca de 700 pessoas, no Teatro Pedro Ivo Campos, será marcada por homenagem inédita aos associados mais antigos – com 15, 25 e 50 anos de associativismo ininterruptos – e pela tradicional entrega de distinções a empresas, empreendedores, instituições e personalidades de destaque na cidade e no Estado – Ordem do Mérito Empresarial e as medalhas Carl Hoepcke e Emílio Blum. Um dos pontos altos será a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca), sob a regência do maestro José Nilo Valle.

“Poucas entidades catarinenses e também brasileiras podem comemorar uma marca como essa”, afirma o presidente Doreni Caramori Júnior, que destaca ainda outra peculiaridade da ACIF. “Mesmo com quase cem anos de tradição, somos uma associação rejuvenescida, alinhada às práticas contemporâneas por meio de projetos como o Pace, câmara de conciliação extrajudicial pioneira no País, e a Ouvidoria, também a única instalada em uma entidade associativista do Estado”.

Medalhas

Todos os anos, a Associação faz a entrega de distinções na festa de final de ano. Em 2010, em função da data especial, resolveu antecipar a homenagem. A Ordem do Mérito Empresarial será uma homenagem póstuma a Charles Edgard Moritz (1912-1998), que foi comerciante, juiz do Tribunal Superior do Trabalho (TST), presidente do Figueirense Futebol Clube e líder associativista, tendo presidido a ACIF durante 12 anos consecutivos (1947-1959). A Medalha Carl Hoepcke, referência a um dos maiores empreendedores da Capital e fundador da Associação, será entregue aos empresários Murilo Naspolini (Mini Kalzone) e Fernando César Demetri (Formaplas). Já a Emílio Blum, distinção dirigida a entidades e personalidades de destaque, irá para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ao Padre Vilson Groh.

Homenagens aos associados

A partir deste ano, a Associação está instituindo uma nova homenagem, voltada aos associados mais antigos da entidade – 15, 25 e 50 anos. Na primeira categoria, estão incluídas 89 empresas e, na segunda, 38. A distinção por meio século de comprometimento associativista será entregue apenas a duas empresas, ambas tradicionais da economia florianopolitana: a Koerich, fundada em 1956 e associada no ano seguinte, e Laudares Empreendimentos Imobiliários, fundada em 1957 e associada no mesmo ano. “Queremos dividir esse momento especial com todos aqueles que participam, de alguma maneira, desta trajetória associativista de sucesso”, afirma Doreni Caramori.

A ACIF

A Associação foi fundada em 13 de maio de 1915 por alguns dos principais empreendedores de Florianópolis. Desde então, a entidade cresceu e se tornou uma das importantes e atuantes do Estado – atualmente, tem 2,3 mil associados, sendo a maior entre as que compõem a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc). Nestes quase 100 anos de existência, a ACIF sempre teve duas prioridades: o apoio aos negócios dos seus associados e à colaboração para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida na Capital e região.

Ao longo dessa longa e sólida trajetória associativa, a entidade esteve à frente de centenas de projetos essenciais para o desenvolvimento da cidade e da atividade econômica de seus associados. A Associação teve participação fundamental na construção da primeira ligação Ilha-Continente (Ponte Hercílio Luz), das BRs-101 e 282, do Terminal do Aeroporto e, mais recentemente, de projetos como o Sapiens Park e o novo Jardim Botânico.

Serviço
O que: Solenidade alusiva aos 95 anos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).
Quando: Quinta-feira, 13 de maio, 19 horas.
Onde: Teatro Pedro Ivo Campos, Centro Administrativo do Governo do Estado, rodovia SC-401, Florianópolis.
Quanto: Gratuito, mas com exigência de apresentação de convite.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img