17.9 C
fpolis
quarta-feira, maio 22, 2024
Cinesystem

Aeroportos de Florianópolis e Vitória, administrados pela Zurich Airport Brasil, recebem prêmio de mais acessíveis do país

spot_img

Aeroportos de Florianópolis e Vitória, administrados pela Zurich Airport Brasil, recebem prêmio de mais acessíveis do país

spot_imgspot_img

Os terminais são os únicos a alcançar o patamar mais alto na escala que indica o nível de acessibilidade

Brasília, 04/04/2024 – O Aeroporto Internacional de Florianópolis e o Aeroporto Internacional de Vitória foram reconhecidos como os mais acessíveis do Brasil em premiação inédita entregue ontem, em Brasília, durante o lançamento do Programa Asas para Todos, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC. Os dois aeroportos, administrados pela Zurich Airport Brasil, receberam a mesma pontuação e ficaram empatados em primeiro lugar no Prêmio ANAC SAC Acessibilidade 2023.

Os aeroportos de Florianópolis e Vitória foram os únicos do país a alcançar o patamar mais alto – pleno – em uma escala que classifica os aeroportos de acordo com a fase em que cada um está em relação as ações de acessibilidade: mínima, básica, satisfatória e plena. O levantamento foi realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e encomendado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

Os pesquisadores avaliaram 39 aeroportos em todo país utilizando uma metodologia que leva em conta quatro aspectos: Gestão, que se refere a abrangência e frequência dos treinamentos para a comunidade aeroportuária; Comunicação, onde é observada a acessibilidade nos canais virtuais e no terminal; Deslocamento, sobre as facilidades de locomoção proporcionadas aos passageiros; e Uso, onde são levadas em conta soluções para as diferentes inabilidades, como assentos reservados e balcões de checkin preparados para receber pessoas de baixa estatura e cadeirantes.

“Esse reconhecimento é o resultado de ações práticas implantadas de forma pioneira nos aeroportos de Florianópolis e Vitória e mostram nosso comprometimento com o tema. É um privilégio receber esse prêmio e poder compartilhar nossas iniciativas que servem de estímulo para todos construímos uma indústria mais acessível”, afirma     Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que esteve em Brasília nesta quarta para receber o troféu da premiação.

Um dos destaques entre as iniciativas da Zurich Airport Brasil na temática acessibilidade é o Aeroporto para Todosum programa de inclusão pioneiro nos aeroportos do Brasil. Implantando em fevereiro de 2023 ele consiste em um conjunto de ações que une práticas, tecnologias e construção de novos espaços nos aeroportos de Florianópolis e Vitória, inspirada nos melhores padrões mundiais.

Os passageiros encontram nos dois aeroportos salas multissensoriais – onde uma iluminação suave, estímulos variados em um ambiente silencioso proporcionam conforto a autistas e pessoas sensíveis ao fluxo mais movimentado das salas de embarque. As equipes passaram por treinamento e capacitação para comunicação em Libras. Além disso, um banheiro para pets foi criado, pensando em quem viaja com seus animais de suporte emocional.

Ainda durante a entrega do prêmio, criado para reconhecer e estimular o desenvolvimento de projetos relacionados a acessibilidade no setor, as companhias aéreas Azul, Latam e Gol apresentaram as principais iniciativas desta temática implantadas nas empresas.

Na foto: Tiago Pereira, Diretor-presidente substituto da ANAC l Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil e Juliano Noman, Secretário Nacional de Aviação Civil

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img