18.7 C
fpolis
quinta-feira, junho 20, 2024
Cinesystem

Aeroportos mais sustentáveis: em Florianópolis e Vitória aviões no solo usam energia elétrica de fontes renováveis

spot_img

Aeroportos mais sustentáveis: em Florianópolis e Vitória aviões no solo usam energia elétrica de fontes renováveis

spot_imgspot_img

Programa da Zurich Airport Brasil irá reduzir a emissão de cerca de 2.500 toneladas de CO2 por ano

 Comprometida com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com as estratégias de ESG da indústria da aviação, a Zurich Airport Brasil implantou nos aeroportos de Florianópolis e Vitória um sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo. Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões em solo funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável).

Antes disso, era necessário usar geradores externos a diesel (GPU) ou acionar a turbina a querosene do próprio avião (APU), para manter o funcionamento. Ao eliminar o uso das GPUs e APUs, planeja-se reduzir a emissão de cerca de 1.300 toneladas de COpor ano no terminal de Florianópolis e 1.200 toneladas anuais, no Aeroporto de Vitória. 

O grupo suíço investiu R$ 21 milhões para instalar o sistema nas dez pontes de embarque de Florianópolis, e nas seis pontes do terminal da capital capixaba. Além dos aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil apenas outros dois aeroportos no país oferecem a solução, que entrou em funcionamento em março deste ano. Até o final deste ano, o sistema chegará ao Aeroporto Internacional de Natal, administrado pela Zurich Airport Brasil desde 19 de fevereiro, com um novo aporte de quase R$ 6,8 milhões.

“Para sermos efetivos na contribuição com a agenda climática precisamos transformar em ações nosso compromisso com o meio ambiente. O importante investimento feito pela Zurich Airport Brasil nesse projeto reforça a prioridade do tema para a empresa e representa um grande avanço na nossa estratégia de ESG,” destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

O programa conta com a adesão das principais companhias do país: Azul, Gol e Latam firmaram contrato com a administradora aeroportuária para usar o serviço desde o início do funcionamento. O projeto tem o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e Associação Brasileira de Aeroportos (ABR).

“A jornada de descarbonização do setor aéreo é um compromisso amplo, que envolve companhias e aeroportos. Essa iniciativa da Zurich reflete a importância de uma complementação de ações com efeito imediato, para que o setor possa atingir o objetivo de neutralização de emissões até 2050. No caso das aéreas, jornada de descarbonização também inclui medidas como a revisão de rotas para ganho de eficiência e incentivo ao uso do SAF (Sustainable Aviation Fuel) no longo prazo”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

Como resultado desta e de outras ações desenvolvidas para contribuir com o meio ambiente: os aeroportos do grupo foram reconhecidos com importantes prêmios de sustentabilidade. Florianópolis e Macaé são, atualmente, os aeroportos mais sustentáveis do país em suas categorias (até 5 milhões e até 200 mil passageiros, respectivamente), de acordo com o Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC. Em nível internacional, os três aeroportos operados pela empresa – Floripa Airport (Santa Catarina), Vitória Airport (Espírito Santo) e Macaé Airport (Rio de Janeiro) alcançaram o nível 2 (Nível Redução) da certificação Airport Carbon Accreditation (ACA), concedido pela ACI (Airport Council International)  A certificação também reconhece o inovador Carbon Flow, sistema desenvolvido 100% pelos colaboradores da Zurich Airport Brasil, capaz de mapear a pegada de carbono e criar soluções para diminuir o impacto ambiental.

“O compromisso dos aeroportos brasileiros concedidos com a sustentabilidade da aviação não só é reconhecido nas diversas premiações de entes regulados, em âmbito nacional e internacional, mas também nos investimentos realizados a médio e longo prazo feitos pelas concessionárias, por meio dos contratos de concessão, que priorizam, de forma perene, ações sob a ótica da agenda ESG nos aeroportos nacionais. A atuação por uma aviação mais sustentável é de todos nós da cadeia da infraestrutura aeroportuária mundial”, reforça o CEO da ABR Aeroportos do Brasil, Fábio Rogério Carvalho.

A Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil atua com foco em quatro temas centrais: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar. Na última edição do Prêmio Aeroportos Sustentáveis, da ANAC, os Aeroportos de Florianópolis e Macaé, também administrado pela Zurich Airport Brasil, conquistaram o primeiro lugar em suas categorias.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img