(A)Gentes do Riso celebram 15 anos de projeto com nova edição no Hospital Infantil Joana de Gusmão

Saúde(A)Gentes do Riso celebram 15 anos de projeto com nova edição no...

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

A partir de 27 de maio, palhaças e palhaços retomam as visitas aos pacientes; objetivo é levar riso e leveza para o ambiente hospitalar 

São 15 anos de palhaçaria e alegria para quem precisa de alento em dias difíceis. Assim podemos descrever o trabalho dos (A)Gentes do Riso, que se aprofunda a cada ano e contribui para tornar mais leve o ambiente hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão. A nova edição do projeto, que acontece sem interrupções desde 2011, começa em 27 de maio, com uma equipe de 13 palhaças e palhaços, todos especialistas em fazer rir.

No total serão 10 plantões, sempre nas quarta-feiras à tarde. Eles trabalham em três duplas a cada plantão e circulam pelo hospital. Queridos entre funcionários, crianças e familiares acompanhantes, os (A)Gentes do Riso, nestes quinze anos, foram resistência, mesmo no período pandêmico, quando fizeram atendimentos online.

“A grande maioria dos artistas que atuam no projeto estão desde o seu início. Por causa dele, crescemos juntos como profissionais e levamos no coração o trabalho realizado dentro do Hospital, seguindo em treinamento para sempre ofertar o melhor”, conta Egon Seidler, integrante da Traço Cia., que em dias de plantão e em outros trabalhos dá vida ao palhaço Jubi.

Integram os (A)Gentes do Riso, artistas de diversos grupos de Florianópolis. A coordenação do projeto é da Traço Cia., renomada companhia de teatro e circo de Florianópolis/SC, fundada em 2001, especializada em palhaçaria e teatro de rua.  

Palhaçaria e contação de histórias

Entre os plantões deste ano, um será com contação de histórias. O Sicoob, parceiro dos (A)Gentes, levará um projeto de livros infantis para o hospital e terá o apoio de palhaças e palhaços para mediar as contações.

“Será uma edição especial, celebrando 15 anos! Temos muito a comemorar com a palhaçaria tratando do que está bem nesse ambiente. Nos corredores, quartos e ambulatórios aumentamos a luminosidade dos olhos e fazemos brotar sorrisos, ingredientes muito potentes para os processos de cura dos pacientes”, afirma Egon. 

Contando com o intermédio do Sicoob Eurovale, o projeto (A)Gentes do Riso 15 será realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão. O patrocínio vem pelo abraço do Sicoob. Realização Traço Cia., Ministério da Cultura e Governo Federal.

Os plantões

A partir de 27/5

Quartas-feiras, às 14h

Quem faz acontecer 

Ficha técnica

(A) ARRUMAÇÃO: Débora de Matos, Egon Seidler e Greice Miotello

(A)GENTES: Ana Paula Grigoli (Pituca da Rosa), Cassiano Vedana (Cassildo), Charles Augusto (Pacacoenco), Débora de Matos (Esmeralda),  Drica Santos (Curalina), Egon Seidler (Jubi), Gabriela Leite (Flor), Greice Miotello (Gretta), Lidiane Cunha (Xicoza), Rodrigo Prestes (Amanito), Marcio Momesso (Boró), Paula Bittencourt (Malagueta) e Rhaisa Muniz (Lynda Collapso)

(A) LINHA: Mari Denegredo

(A) FOTOGRAFIA: Manu D’Eça

(A) COMUNICAÇÃO: Alecrim Conteúdo

(A) MATEMÁTICA: Municipalis Assessoria Contábil