23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Aliança Francesa traz a Florianópolis programação cultural repleta de novidades

spot_img

Aliança Francesa traz a Florianópolis programação cultural repleta de novidades

spot_imgspot_img

Florianópolis recebe, a partir de março, uma série de exposições e espetáculos inéditos, trazidos pela Aliança Francesa no Brasil e pelo Ministério da Cultura (MinC). Os artistas, a maioria franceses, irão revelar ao longo do ano a diversidade de culturas e de manifestações artísticas.

Na música, os shows vão de rock progressivo a jazz instrumental. O público também poderá conferir fotos impressionantes da vida nos cinco oceanos da Terra ou ainda imagens do planeta feitas do espaço pela NASA.
Tem ainda teatro, malabares e interpretações inovadoras da música clássica. “É uma forma de enriquecer o cenário cultural da cidade, trazendo um pouco do que a França tem a mostrar em música, artes visuais ou teatro”, afirma o diretor da Aliança Francesa em Florianópolis, Fernand Defournier.

Em 2012, os artistas franceses fizeram o público rir, cantar e se emocionar, como na apresentação de música clássica na Catedral Metropolitana de Florianópolis. “Para 2013 reformulamos a programação, trazendo ainda mais novidades.”

Este ano serão 13 exposições e apresentações – a maioria com entrada gratuita. Os eventos são realizados a partir da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A programação começa em março – o mês da Francofonia, em que comunidades que têm em comum a língua francesa celebram a integração e a promoção cultural e humanística. E tem atração também na Maratona Cultural de Florianópolis, cuja programação será lançada em coletiva de imprensa no dia 6 de março.

Homenagem às mulheres

Para celebrar o mês dedicado às mulheres, Florianópolis receberá a exposição “Planète Femmes”, de 08 a 28 de março na Galeria Luciano Martins, na Lagoa da Conceição. As fotos retratam mulheres de vários lugares do mundo e revelam hábitos, modos de vida, atitudes e sentimentos captados por fotógrafos amadores que participaram, em 2012, da segunda edição do concurso de fotografia realizado pela Fundação Aliança Francesa, em parceria com a International Mail e Marie Claire.

Rock progressivo

Músicas energéticas contrastam com a voz frágil de Katerine Gierak, a vocalista e líder da banda de rock que tem revolucionado o cenário musical da França. O rock progressivo de Mademoiselle K poderá ser conferido no dia 14 de março, na Célula ShowCase. O primeiro álbum do grupo, Ça me vexe, recebeu o título de Revelação do Rock Francês de 2006.

Sobre a Aliança Francesa

Grandes personalidades, como Louis Pasteur e Jules Verne, fizeram parte do comitê que criou a Aliança Francesa em 1883. É uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesa fora da França.

A rede da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros e mais de 1 mil estabelecimentos instalados em 130 países, onde estudam mas de 400 mil pessoas.
Em Florianópolis, está presente desde 1956, oferecendo a qualidade no ensino da língua francesa e sendo importante canal entre as culturas brasileira e francesa.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL 2013
Realização: Ministério da Cultura e Aliança Francesa Florianópolis
Patrocínio: Tractebel Energia
Coordenação geral: Incentive Cultura e Eventos – www.incentivecultura.com.br
Apoios dos eventos de março: Fondation Alliance Française, Institut Français, Maratona Cultural, Galeria Luciano Martins, Spedidam, Marcca Comunicação, Fundação Catarinense de Cultura e Foudation Antoine de Saint-Exupéry.
Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img