20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Aluna da UFSC ganha prêmio nacional na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos

spot_img

Aluna da UFSC ganha prêmio nacional na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos

spot_imgspot_img

A graduanda do curso Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Isadora Martins Pontalti, é um dos destaques da 4ª edição do Prêmio Henri Nestlé. O evento incentiva a produção científica nacional e, em 2014, contou com o apoio de mais de 170 instituições de ensino. A jovem pesquisadora conquistou o 1º lugar na categoria “Ciência e Tecnologia de Alimentos”. A avaliação final dos trabalhos e a cerimônia de premiação foram realizadas na última quarta-feira, 27, na sede da empresa no Brasil, localizada na cidade de São Paulo. As informações são da Agecom.

O estudo feito por Isadora investigou o uso de cera da cana-de-açúçar para solidificar óleo de soja e propõe a utilização desse oleogel como substituto de gorduras trans. “Comprovadamente, as gorduras trans aumentam o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. Elas são encontradas em bolachas recheadas, sorvetes e chocolates com biscoito e caramelo. Hoje em dia, sabemos os malefícios dessa gordura, mas a indústria não tem uma opção que a substitua”, explica a estudante. Ela ressalta o potencial de aplicabilidade do oleogel na produção de alimentos e cosméticos e na indústria farmacêutica.

As análises da pesquisa foram feitas na University of Guelph, no Canadá. A viagem de estudos foi viabilizada pelo Programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal. O trabalho de conclusão da aluna da UFSC foi orientado pela doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e pós-doutora em Ciência e Tecnologia de Óleos e Gorduras, Jane Mara Block, e apresentado no final do ano de 2013.  

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img