18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Alunos da rede de ensino vão ter acesso a patrimônio histórico de Florianópolis através de video-documentário

spot_img

Alunos da rede de ensino vão ter acesso a patrimônio histórico de Florianópolis através de video-documentário

spot_imgspot_img

O Patrimônio histórico e arquitetônico da Grande Florianópolis vai estar mais perto dos alunos das escolas públicas municipais da Capital. O artista plástico Cipriano fez uma doação à Secretaria de Educação de 36 cópias do vídeo-documentário “Templos e Patrimônios Históricos”, que serão enviadas para as unidades escolares. O documentário registra as belezas da região, através de quadros do artista catarinense.

José Cipriano da Silva expõe no vídeo obras como a Ponte Hercílio Luz, Mercado Público, o Largo da Alfândega e o Miramar -antigo Trapiche municipal-, nos anos 1930. Fazem parte também do documentário os casarios e ruínas de Santo Antônio de Lisboa do século 18 e a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, pertencente igualmente aquele distrito.

O artista não esqueceu de retratar os engenhos de farinha e de cachaça, bem como as casas geminadas do Ribeirão da Ilha. É focalizado ainda a Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, palco em 1894 de fuzilamentos no episódio conhecido como Revolução Federalista. A Igreja Matriz de São José é igualmente peça importante no documentário, assim como a Igreja Matriz Arcanjo São Miguel, de 1747.

Cada imagem é acompanhada de texto explicativo, dando uma boa noção ao público a respeito da história e importância da arquitetura da Grande Florianópolis. Para o Secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, o trabalho do artista plástico catarinense, vem ao encontro do que a cidade precisa: a preservação de sua memória.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img