20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Ano Internacional da Astronomia: novas observações do céu serão realizadas na Barra da Lagoa e Santo Antônio

spot_img

Ano Internacional da Astronomia: novas observações do céu serão realizadas na Barra da Lagoa e Santo Antônio

spot_imgspot_img

O Grupo de Estudos em Astronomia, ligado ao Planetário e ao Departamento de Geociências da UFSC, realiza em março e abril novas observações públicas do céu com telescópios e binóculos. As atividades estão programadas para os períodos de 5 a 7 de março (o dia preferencial é sábado) e 2 a 4 de abril (também variando em função do clima, pois a observação depende de tempo bom e céu aberto).

Em março as observações serão realizadas na Barra da Lagoa, no Posto da Política Militar, entre 19h e 22h. No mês de abril, telescópios e binóculos serão levados para a comunidade de Santo Antônio de Lisboa. A observação será realizada no campus do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), próximo ao Terminal de Integração de Santo Antônio de Lisboa. Um mapa do local está no site httphttp://www.cesusc.edu.br/index.php?opcao=cesLocalizacao

O grupo vai disponibilizar ao público três telescópios e três binóculos. Os equipamentos permitirão a observação do planeta Saturno e seus anéis, das crateras e montanhas da Lua, de aglomerados estelares e do cometa Lulin.

As atividades integram a comemoração de 2009 como o Ano Internacional da Astronomia, marcando as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei, em 1609.

Mais informações com Geraldo Mattos, (48) 9914 5078 (Grupo de Estudos de Astronomia)

Por Arley Reis /Jornalista da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img