21.6 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Arte, sustentabilidade e diversidade – Florianópolis recebe os artistas selecionados da primeira edição do projeto “Artistas de Impacto” em evento multidisciplinar único

spot_img

Arte, sustentabilidade e diversidade – Florianópolis recebe os artistas selecionados da primeira edição do projeto “Artistas de Impacto” em evento multidisciplinar único

spot_imgspot_img

Artistas revelados por Convocatória serão apresentados no Impact Hubna capital catarinense

Teatro, cinema, música e artes visuais. No dia 30 de setembro, Florianópolis será palco de uma celebração em torno da arte e da sustentabilidade, quando o projeto ‘Artistas de Impacto’ irá apresentar os artistas selecionados por convocatória, em um evento gratuito no Impact Hub. A programação contará com uma diversidade de disciplinas artísticas, todas inspiradas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Para a etapa de Florianópolis, que abre o circuito de divulgação e apresentação destes artistas, o público terá a chance de conferir o teatro da Cia de Mosca, com a peça “Canções de Maralto”; a exibição do filme “O Monstro do Pântano do Sul”, da Vinil Filmes Produções; o show musical “O Som do Vazio”, com a cantora Fernanda Rosa e Mateus Rosa, no contrabaixo acústico, que formam o duo A Corda em Si; e a exposição fotográfica virtual “Duas Margens”, da fotógrafa Fran Favero, que ficará disponível no site Artistas de Impacto.

“O nosso projeto artístico estabelece uma crítica social e problematiza o oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Trabalho decente e crescimento econômico. Em cena, trabalhadores afogados relatam suas condições de vida ao navegarem em circunstâncias precárias, em busca de uma ilha que possibilite transformar suas possibilidades de existir, resistir e persistir. As temáticas trabalho, pobreza, existência e sobrevivência humanas são tensionadas”, explica Aline Santana Martins, atriz, musicista, produtora da Cia Mosca e quem assina a direção de Canções de Maralto. “Ser selecionada é uma grande alegria, e também significa entrar em contato com um circuito mais amplo de artistas de várias áreas do país e de múltiplas linguagens que estão tratando de questões similares e urgentes. É também um reconhecimento deste projeto e uma oportunidade de trazer questões e locais que estão à margem e histórias que foram silenciadas para o centro do debate e da visibilidade da produção artística”, comenta Fran Favero, fotógrafa que denuncia a criação da hidrelétrica de Itaipu, nos anos 80, na exposição Duas Margens.

Primeiro de uma série de eventos que percorrerá diversas cidades do Brasil, incluindo Salvador, Curitiba, Manaus, Cuiabá e São Paulo, o projeto busca promover a conscientização sobre os ODS e inspirar a ação por meio da expressão artística. “Artistas de Impacto é uma ponte entre a criatividade e a sustentabilidade, e estamos entusiasmados em apresentar os talentos que foram selecionados para esta programação inaugural em Florianópolis. Queremos mostrar como a arte pode catalisar mudanças positivas em relação aos desafios globais que enfrentamos”, diz Douglas Nicolau, CEO da Incentiv.

O projeto “Artistas de Impacto” está inscrito na Lei Federal de Incentivo à Cultura e é realizado pela Sintonize, com captação de recursos da Incentiv e parceria da Impact Hub. Patrocínio e apresentação, Nubank.

No dia 27 de setembro, o projeto promoverá um Painel online sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e sua relação com a arte e cultura. O painel irá acontecer com transmissão ao vivo e de forma gratuita no canal no Youtube do Grupo Sintonize.

O que são as ODS

ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros.

A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.

Sobre

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Conhecida como Lei Rouanet, foi concebida em 1991 pelo Governo Federal Brasileiro com intuito de incentivar pessoas físicas e jurídicas a contribuir financeiramente para promoção de iniciativas de diversas áreas culturais.

Incentiv como captação

A Incentiv é uma startup que oferece uma solução tecnológica para toda a jornada de uso das leis de incentivo fiscal, e tem como missão transformar impostos em impacto social através da atuação em rede.

Sintonize como realização

Especializado na elaboração, produção e prestação de contas de projetos viabilizados através de incentivos fiscais, o Grupo Sintonize trabalha para a democratização do acesso à cultura, esporte, educação e saúde visando o impacto social a nível nacional.

Impact Hub como Parceiro

O Impact Hub é um portal para o futuro. Trabalha para empoderar empreendedores e empreendedoras, ajudando-os a se desenvolver e fazer seus negócios crescerem, por meio de programas de educação empreendedora, aceleração, inovação para governos e grandes empresas, além de gestão de comunidades em coworkings e centros de inovação.

Nubank como patrocinador e apresentador

O Nubank é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo. Guiado pela missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nubank está promovendo o acesso a serviços financeiros na América Latina, conectando lucros e propósito para criar valor para todos os stakeholders e ter um impacto positivo sobre as comunidades nas quais opera.

::Serviço
 

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação com as apresentações das iniciativas selecionadas para a primeira edição do Projeto Artistas de Impacto.

Florianópolis

Data: 30/09

Local: Impact Hub Floripa – Primavera

Endereço: Rod. José Carlos Daux, 4150 – Salas 1 & 2 – Saco Grande. Florianópolis – SC.

Horário: 15h às 20h

– Audiovisual: O Monstro do Pântano do Sul da Vinil Filmes Produções

– Música: Som do Vazio da A Corda em Si

– Teatro: Canções de Maralto da Cia Mosca

_ Exposição online de Artes Visuais: Duas Margens de Fran Favero

Para garantir acessibilidade nas apresentações de teatro e música teremos intérprete de Libras, no filme legenda descritiva e na exposição audiodescrição.

Acesse o Sympla e retire seu ingresso gratuito: Link 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img