19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Arteris apresenta andamento das obras do contorno viário para Prefeitos da Grande Florianópolis

spot_img

Arteris apresenta andamento das obras do contorno viário para Prefeitos da Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

Diretoria da concessionária participou na manhã desta sexta-feira (11) de encontro com prefeitos e lideranças da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS)

As obras do Contorno Viário de Florianópolis estiveram na pauta da assembleia de prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), realizada na manhã desta sexta-feira (11.10). No encontro, os diretores da Arteris apresentaram ao longo de quase duas horas detalhes dos trechos em obras – distribuídos ao longo de 34 quilômetros -, pontos que aguardam aprovações de projetos e conclusão de desapropriações, estes últimos localizados especialmente no Trecho Sul, em Palhoça, além de características da futura rodovia e seus principais números. No final da apresentação, os prefeitos fizeram questionamentos e também discutiram outras obras para melhorar a mobilidade da região.

O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, destacou o avanço das obras desde a entrada da nova construtora e salientou que a população está ansiosa para o início da pavimentação asfáltica no trecho que passa pelo município. “Vemos o avanço das obras em Biguaçu e também os 950 trabalhadores que estão atuando no Contorno. Além disso, estamos com uma parceria positiva com a nova construtora, que está fazendo manutenção nas nossas estradas que são usadas como caminho de serviço da obra. A comunidade agora está ansiosa para ver a conclusão da terraplanagem e o início do asfalto”, ressalta o prefeito.

Durante o evento, os prefeitos foram informados que os serviços de engenharia nas obras concentram atividades de pavimentação, geotecnia, terraplenagem, implantação de pontes, viadutos e obras de drenagem. Entre as obras, o destaque atual é o trevo da SC-407 (Biguaçu), uma das seis intersecções do Contorno ao longo de 50 quilômetros, que terá o viaduto liberado até o fim deste ano. Ao todo, o Contorno terá 14 pontes, 20 passagens de nível, seis trevos e quatro túneis duplos, estes últimos com os projetos previstos para serem aprovados nos próximos meses.

TECNOLOGIA PAR ACELERAR A TERRAPLANAGEM

Além do andamento da obra, hoje com frentes simultâneas em 34 quilômetros localizadas nos trechos Intermediário 2 (entre São José e Biguaçu), Intermediário 3 (em São José), intermediário 4 (entre São José e Palhoça), Norte 2 N, Norte C e Norte B (todos em Biguaçu), o engenheiro Marcelo Módolo, superintendente de investimentos do Contorno, apresentou a técnica de geotecnia usada para acelerar o processo de terraplanagem em solo mole, principal característica da região. “O traçado do Contorno Viário atravessa regiões com solos com baixa capacidade de suporte, com espessuras de até 18 metros. Para a aceleração de período de adensamento, que geralmente pode levar até dois anos em função da água presente no subsolo, utilizamos na obra os geodrenos e aplicação de sobrecarga, conseguindo reduzir o período de adensamento entre seis e nove meses”, destacou Módolo.

CONVITE PARA VISITAR AS OBRAS

O diretor de Operações Sul da Arteris, Antonio Cesar Ribas Sass, abriu a apresentação fazendo um convite aos prefeitos para irem conhecer as obras e possam checar in loco os avanços dos últimos meses, além de lembrar a complexidade do empreendimento. “O Contorno é uma das principais obras de infraestrutura do Brasil e é preciso conhecê-la para entender a dimensão de sua importância para região e nosso esforço na implantação de uma rodovia segura e de qualidade. Já investimos mais de R$ 1 bilhão e ainda investiremos muito mais e queremos que todos conheçam a obra, vejam que ela existe e avança em todo os pontos que podemos atuar. Por isso temos reiterado o convite para que os prefeitos e grupos da sociedade façam uma visita ao Contorno”, afirmou o diretor.

Além do Contorno, foi discutida na reunião a formação de um grupo de trabalho entre prefeitos e concessionária para avaliação de projetos que não estão no contrato de concessão e podem melhorar a mobilidade da Grande Florianópolis. Uma reunião técnica neste sentido foi agendada para o próximo dia 18 de outubro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img