15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Artesanato catarinense desperta interesse de grandes compradores

spot_img

Artesanato catarinense desperta interesse de grandes compradores

spot_imgspot_img

Rodada de negócios, promovida pelo SEBRAE em Florianópolis, oportuniza que artesãos fechem bons negócios.

Os artesãos que estão expondo produtos na 3ª Mostra Aroma, Sabor & ArteCatarina, promovida pelo SEBRAE/SC, terão a oportunidade de fechar grandes negócios, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, no Projeto Comprador para o Artesanato Catarinense. O evento trará à Capital empresas do interior do estado, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, interessadas em adquirir peças do artesanato catarinense.

Aproximadamente 20 empresas deverão fechar negócios com os artesãos. Segundo Bárbara Wagner, consultora do SEBRAE/SC, essas empresas foram selecionadas por agentes de mercado do projeto Comércio Brasil, “cujo objetivo é facilitar o acesso e o relacionamento sustentável entre os fornecedores e os canais de comercialização em todo o mercado brasileiro”. Ela explica que, no caso do artesanato catarinense, os agentes identificaram lojistas com potencial para comprar o artesanato, fizeram o convite para que viessem até o Aroma, Sabor & ArteCatarina conhecer cada produto e, agora, darão suporte para as negociações que serão feitas durante os três dias da rodada e no decorrer do ano.

Para garantir a qualidade dos produtos que serão oferecidos na rodada, os artesãos foram previamente visitados por consultores que fizeram diagnósticos para avaliar se a organização dos grupos, a capacidade produtiva e a viabilidade comercial são compatíveis com a qualidade exigida pelo Comércio Brasil. Oito grupos foram aprovados e participam do projeto desde outubro de 2009, entretanto a rodada do Projeto Comprador para o Artesanato Catarinense será aberta aos 14 núcleos de produção presentes na mostra. “Acreditamos que a seleção se dará de forma natural, porque os lojistas acabam selecionando os produtos melhores elaborados. O mercado define as preferências e caberá ao SEBRAE/SC, apoiar o desenvolvimento daqueles que tiverem demanda, mas não estiverem devidamente preparados para atendê-la”, explica Bárbara.

A rodada de negócios acontecerá no vão central do Beiramar Shopping, das 10h às 14h, e as empresas serão atendidas com horário marcado. Para os organizadores do evento, a rodada é uma oportunidade única de mostrar aos lojistas de diversos estados, especialmente do centro do país, todo o potencial do artesanato catarinense reunido em um só lugar. “Mais do que fechar negócios, a rodada viabiliza o acesso dos artesãos à venda no atacado – mais regular e feita em maior escala – e, por outro lado, impõe desafios para que sejam produzidas peças cada vez mais belas”, afirma Bárbara. “Além disso, alguns compradores exigem peças exclusivas e acabam atuando de forma muito próxima aos artesãos no desenvolvimento de produtos com design próprio, enriquecendo o conhecimento de ambas as partes”, conclui.

Sobre a 3ª Mostra Aroma, Sabor e ArteCatarina

O evento reúne, no vão central do Beiramar Shopping, em Florianópolis, artesãos e produtores agropecuários catarinenses que participam de programas do SEBRAE. O evento teve início no dia 15 de janeiro e segue até 14 de fevereiro, com entrada gratuita, das 14h às 22h. No local são comercializados produtos com preço direto do produtor, que podem ser pagos em dinheiro, cheque, cartão de débito ou cartão de crédito.

Além de conhecer e adquirir os produtos, os visitantes podem apreciar shows musicais todas as terças e quintas-feiras a partir das 19h, e participar de degustações dos produtos do agronegócio e de restaurantes da via gastronômica de Coqueiros.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img