22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Artesanato tradicional de Florianópolis é valorizado em exposição na Europa

spot_img

Artesanato tradicional de Florianópolis é valorizado em exposição na Europa

spot_imgspot_img

Artista catarinense Kátia Luz Cúrcio divulga renda de bilro em exposição na região de Montmartre, em Paris.

As rendas de bilro feitas por artesãs da Lagoa da Conceição estão em evidência na Europa. Mas, em vez de objetos de moda para cama, mesa ou banho, as peças fazem sucesso decorando ambientes, inseridas nos quadros pintados pela artista plástica Luz Cúrcio. Divulgando o artesanato tradicional de Florianópolis, a catarinense realizou um sonho ao fazer a primeira exposição internacional após 25 anos atuando no município. Luz Cúrcio promove a mostra “Brésil -Florianópolis, Une Mer de l’Art” no Lenoveau Carrillon, na região de Montmartre, em Paris, que depois será levada para a Bélgica e Portugal, com curadoria de João José Pereira, no Brasil, e de Any Collin, na Europa.

Recém chegada da França, Kátia Luz Cúrcio, a Kaká, como é chamada pelos amigos, está preparando novas telas a pedido de galerias europeias. A obra da artista mistura vários tipos de renda com pinturas abstratas, agregando ao trabalho um estilo contemporâneo que vem despertando o interesse de críticos de arte. “Minha obra valoriza a cultura de Florianópolis, especialmente as rendeiras, que se emocionam ao ver o material delas nos meus quadros. Sou a única artista brasileira a fazer esse trabalho”, salienta.

Nascida em Florianópolis e apaixonada pelos pincéis desde os seis anos de idade, Kaká formou-se em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em 1988, e de lá para cá, mergulhou na inquietação criativa, transitando por vários estilos: cubismo, grafismo, expressionismo, surrealismo, abstracionismo e técnicas mistas, estágio que desenvolve atualmente. A versatilidade tem influência de mestres que a iniciaram na profissão, como Ana Luísa Kaminski, Smith e a argentina Sarita Sapiro.

Sonho realizado

Antes de expor na França, onde acompanhou de perto a reação do público e de críticos de arte em relação à sua obra, Luz Cúrcio já havia realizado exposição no Palácio de Buckingham, na Inglaterra, nas comemorações do aniversário da Rainha Elizabeth II, em 2007, e também na mostra coletiva dos Companheiros das Américas, ocorrida na Virgínia, nos Estados Unidos, em 2005. Porém, nas duas oportunidades, por falta de apoio financeiro, somente as obras seguiram para o exterior. Essa é a primeira viagem internacional da artista, que realiza um sonho antigo. “Eu nunca vou desistir da arte porque ela é a minha vida”, garante.

Para viabilizar a exposição em Paris, em 2009/2010, com 22 quadros, Luz Cúrcio contou com o patrocínio do Funcultural e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, além de apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img