19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Referência mundial em desenvolvimento sustentável ministra palestra em Florianópolis

spot_img

Referência mundial em desenvolvimento sustentável ministra palestra em Florianópolis

spot_imgspot_img

O professor Ignacy Sachs, da École dês Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) de Paris, ministra palestra sobre o tema “A Crise Atual e os Desafios do Desenvolvimento Sustentável”, nesta quinta-feira, dia 11, às 9h, no Auditório da Reitoria, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A entrada é gratuita.

Coordenado pelo professor Lauro Mattei, do Departamento de Ciências Econômicas, o evento é promovido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e pelo Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE), da UFSC.

Economista e sociólogo polonês, naturalizado francês, Ignacy Sachs é um dos mais importantes pensadores sobre o desenvolvimento sustentável no mundo e tem uma estreita relação com o Brasil, pois viveu parte de sua juventude no País, onde realizou os estudos secundários, no Liceu Pasteur, em São Paulo, e universitários, na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro.

Sachs é um dos fundadores do Grupo de Pesquisa sobre o Brasil Contemporâneo. Em 1972 foi um dos primeiros a começar a trabalhar com o conceito de ecodesenvolvimento, que defende um crescimento econômico com desenvolvimento social e respeito ao meio ambiente. É autor ou organizador de cerca de 40 livros. Seu trabalho o levou a participar de grandes encontros internacionais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável nos últimos 40 anos, entre eles a Eco 92 no Rio, além de colaborar com vários organismos internacionais.

Sobre o professor Sachs

Ignacy Sachs, polonês naturalizado francês, viveu no Brasil entre 1941 e 1954, período em que fez o curso de Economia na Faculdade de Ciências Econômicas e Políticas do Rio de Janeiro, hoje Universidade Cândido Mendes.

Desde 1968 integra o corpo docente da École dês Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) de Paris, onde em 1985 criou e dirigiu o Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo.

Ao longo de sua carreira acadêmica exerceu diversas funções públicas, com destaque para sua participação na organização da Primeira Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, na Suécia, em 1972. Neste evento, a ONU criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), organismo que passou a divulgar os conceitos de Ecodesenvolvimento desenvolvidos pelo professor Sachs, culminando na expressão atual “desenvolvimento sustentável”.

Desde então, o professor Sachs se tornou uma referência mundial neste debate, tendo publicado diversos livros sobre o assunto, com destaque para:

1)Ecodesenvolvimento: crescer sem destruir. São Paulo, Ed. Vértice, 1981;

2)Espaços, tempos e estratégias de desenvolvimento. São Paulo, Ed. Vértice, 1986;

3)Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: FUNDAP, 1993;

4)Rumo à Ecossocioeconomia-teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo, Ed. Cortez, 2007;

5)Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro, Ed. Garamond, 2006.

Mais informações pelos telefone (48) 3721-6679 e 3721-9458 ou pelo e-mail mattei@cse.ufsc.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img