21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Artista alemã Pauline Zenk abre exposição sobre carnaval nesta sexta-feira

spot_img

Artista alemã Pauline Zenk abre exposição sobre carnaval nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

A artista alemã Pauline Zenk abre nesta sexta-feira, 20, a exposição com o tema Carnaval, apresentando desenhos, aquarelas e pinturas, com abertura na sexta-feira, dia 20, às 19h, na galeria Ponto dArte, na Lagoa da Conceição. São 30 obras que tratam o Carnaval a partir da etimologia da palavra, com referência à carne, e tanto na festa como nas telas, a perspectiva é o corpo em movimento. A visitação vai até 2 de julho com entrada gratuita.

Com ênfase sobre aspecto carnal, Pauline elabora suas imagens a partir de corpos de personagens reais. A pintura desvia do tom decorativo para tratar da dinâmica do Carnaval e seu espírito coreográfico, capturando o momento de celebração, o transe da dança e o movimento provocado pelas batidas de percussão e os sons de samba.

As obras são baseadas em fotografias desfocadas tiradas por Pauline durante o Carnaval no Rio de Janeiro, quando ela desembarcou no Brasil. Com os desenhos, aquarelas e pinturas, a artista trabalha para movimentar a foto congelada, aderindo a uma tradição de pinturas de dançarinos consagradas por Degas e Toulouse­Lautrec.

Pauline Zenk nasceu em Marburg, na Alemanha em 1984. É mestre em artes visuais e história da arte pela Universidade do Kiel e pela Academia de Artes de Kiel, na Alemanha. Fez mestrado em pintura na Gerrit Rietveld Academy of Arts, Academia de Artes, em Amsterdã, na Holanda, e estudou história latino­americana na Universidade Complutense em Madrid Ciudad Universidad, Espanha.

A artista vive em Florianópolis e está atualmente pesquisando as inter­relações entre retrato, memória e identidade no Brasil.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img