29.3 C
fpolis
quarta-feira, maio 8, 2024
Cinesystem

Artsitas paranaenses expõem em Florianópolis

spot_img

Artsitas paranaenses expõem em Florianópolis

spot_imgspot_img

Helena Fretta expõe obra de cinco artistas do Paraná

O universo criativo de artistas do Paraná, que contemplam a sustentabilidade do planeta, memórias da infância e dos imigrantes do Sul do Brasil poderá ser conhecido pelo público catarinense a partir do dia 13 de abril com a abertura da exposição Resgates, às 19 horas, na Helena Fretta Galeria de Arte.

São cinco artistas que já estiveram juntos em mostra na Associação Cultural Solar do Rosário, em Curitiba, e agora foram convidados pela marchande Helena Fretta para apresentar seus trabalhos também em Santa Catarina. A Mostra é integrada por Carla Schwab, Eloir Jr., Aristide Brodeski, Lélia Brown e Susana Goyeneche.

Gaúcha de Pelotas, Carla Schwab é curitibana de coração e resgata em seus trabalhos a cultura popular e a sustentabilidade, pintando rendas sobre telas feitas de garrafas pet e colagens com filtros de papel. Dos cinco artistas é a que segue com mais intensidade para a abstração, resgatando a memória cultural das mulheres rendeiras.

Eloir Jr. é estudioso da cultura européia. Seu trabalho aborda justamente as memórias trazidas pelos diversos povos que imigraram para o sul do Brasil. Inspirando-se nos folclores polonês, ucraniano, português, russo, espanhol, e alemão, o artista aborda a convivência das etnias que compõem a cultura brasileira.

O romeno Aristide Brodeschi é arquiteto e artista plástico e sempre valorizou o desenho em sua obra. Em seus trabalhos pinta a alegria da infância: mágicos, carrosséis e parques de diversões imaginários. Sem abrir mão da figuração, Aristide é concentrado no ambiente infantil e lúdico, inspirando-se no cotidiano de seus filhos.

Com um traço original, Lélia Brown pinta uma gama de motivos, sempre figurativos. Em sua obra florescem máscaras e a arquitetura do Paraná, mas sempre em tom de releitura. Suas máscaras enfatizam a importância da biodiversidade, da ecologia, da preservação da diversidade cultural.

Susana Goyeneche é arquiteta argentina de nascimento com formação em artes plásticas e escolheu o Estado do Paraná para viver. Em suas obras, ela enfatiza a presença dominante da água como elemento primordial de sustentabilidade do planeta.

O QUÊ: Exposição Resgates com obras de Carla Schwab, Eloir Jr., Aristide Brodeski, Lélia Brown e Susana Goyeneche.

QUANDO: Abertura dia 13 de abril, às 19 horas com a presença dos artistas. Visitação até 1º de maio, de segunda a sexta, das 10 às 18h30 e aos sábados, das 10 às 13 horas.

ONDE: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis.

QUANTO: Entrada franca.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img