21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Árvore Guarapuvu embeleza parque da Capital

spot_img

Árvore Guarapuvu embeleza parque da Capital

spot_imgspot_img

Seu nome cientifico éSchizolobium parahyba,e pode atingir 30 metros de altura.

foto/divulgação:

É a árvore símbolo da cidade de Florianópolis de acordo com aLeinº 3.771 de 25 de Maio de 1992.

A árvore símbolo de Florianópolis, Guarapuvu, possui muitos nomes populares ao redor do território Brasileiro, podendo ser chamada também de:Bacurubu, Bacuruvu, Badarra, Bacuruva, Birosca, Faveira, Ficheira, Gapuruvu, Garapuvu, Guarapuvu, Guavirovo, Gabiruvu, Igarapobu, Pau-de-vintém, Pataqueira, Pau-de-canoa, Paricá, Pau-de-tamanco, Guapiruvu.

Explica o diretor superintendente Gerson Basso (Floram), que ela faz parte da família da Fabacea (Leguminosa). “É de origem brasileira, geralmente são de grande porte. Em nosso município podem ser encontradas nos parques, pois seu crescimento é rápido”.

Biólogos do Departamento de Praças e Arborização Pública contam que a árvore pode atingir à altura de 30 metros. Entre as características; o tronco retilíneo, casca cinzenta, copa alta e aberta, folhas grandes que podem medir cerca de 1 metro de comprimento.

Destaca o superintendente que o Guapuruvu é uma árvore apropriada para jardins de longa extensão, parques e grandes praças. “No Parque da Luz (Centro), ela deixa a paisagem mais deslumbrante. Foi plantada por biólogos e engenheiros agrônomos que fizeram parte da fundação do referido local”.

Sua madeira é usada em algumas partes do país para confecção de artesanato, fabricação de canoas e como fonte de celulose em alguns casos. No município de Florianópolis seu plantio também se faz na recuperação de áreas degradadas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img