24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

”As aventuras do sr. Hulot no trânsito louco” será exibido nesta quinta-feira na Fundação Cultural Badesc

spot_img

”As aventuras do sr. Hulot no trânsito louco” será exibido nesta quinta-feira na Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

A “Mostra de Cinema Tati por Inteiro”, que presta uma homenagem ao cineasta francês Jacques Tati (1907-1982), tem nesta quinta-feira, 7, a partir das 19h, a exibição do filme “As aventuras do sr. Hulot no trânsito louco” (1971. 93 min.), na Fundação Cultural da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc). A entrada é gratuita.

Na Capital, o projeto terá sessões até esta sexta-feira, 8, sempre às 19h. Durante a programação o público poderá conhecer a fundo a cinematografia deste importante realizador cujo nome está no rol dos maiores cineastas da história.

Jacques Tati é considerado pela crítica especializada o mais original comediante do cinema, depois de Charles Chaplin. O cineasta se distanciou do burlesco primitivo e buscou, na observação do cotidiano, as expressões, os hábitos, manias e manifestações, que denunciavam as personalidades.

Além disso, seus filmes contribuíram para a construção da crítica de costumes que, em sua obra, não deve ser lida a partir de uma relação direta com a realidade imediata, mas sim, a partir de suas escolhas, seleções e criações. Nos longas-metragens em cartaz, além da direção e roteiro, ele também atua.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Outo Preto, 216, Centro.

Programação:

Quinta-feira, 7
“As aventuras do sr. Hulot no trânsito louco”
(Direção: Jacques Tati, Trafic. 1971. 93 min)
Sr. Hulot, desenhista de uma modesta fábrica de veículos, cria um caminhão com várias inovações e decide leva-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã. Ele toma a direção do veículo, seguido por uma jovem responsável pelas relações públicas da fábrica, num carrinho esportivo. A viagem é interrompida por uma série de problemas. São tantas as confusões, que o carro chega tarde à exposição.

Sexta-feira, 8
“Parada”
(Direção: Jacques Tati, Parade. 1974. 85 min)
O filme mostra as aventuras de duas crianças por detrás da lona de um circo provinciano. O diretor também aparece como um dos artistas do espetáculo, entre saltimbancos, mágicos e espectadores encantados.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img