20.6 C
fpolis
terça-feira, novembro 30, 2021
cinesytem

As tendências do ano para a gastronomia

spot_img

As tendências do ano para a gastronomia

spot_img

O mundo de hoje é orientado para as tendências e a gastronomia não fica de fora. Fique sabendo quais são as principais tendências gastronômicas de 2020.

Algumas pesquisas realizadas no Brasil têm demonstrado que o papel dos mídia digitais e dos influenciadores nas escolhas do cotidiano estão ganhando força no país.

As tendências do momento partem muitas vezes dos influenciadores digitais e ajudam a orientar a forma como criamos o desejo pela moda, pelos seriados, pelos filmes, pelos livros e até pela alimentação.

Como sabemos, as receitas populares trazidas para o Brasil por emigrantes sempre estão em voga mas, com um mundo cada vez mais global, a forma de o brasileiro preparar seus alimentos também está mudando e, hoje, existem tendências que se manifestam em métodos inovadores (muitos até promovidos pelos avanços tecnológicos), ingredientes inusuais e até mesmo receitas dos melhores chefes.

As tendências da gastronomia também são bem influenciadas pelos programas televisivos nacionais e internacionais, trazendo novos olhares sobre a forma como podemos preparar a nossa comida. Ainda assim, esse não é o único motivo pelo qual a culinária está mudando no país.

Confira as tendências da gastronomia para 2020 e compreenda as razões pelas quais a preparação da comida está mudando.

 

1. Pratos dignos de Instagram

Algo que está alterando fortemente a forma como cozinhamos é a tendência criada pelas redes sociais.
Hoje, quase tudo o que fazemos acaba sendo postado em nossos espaços digitais e hashtags que marcam tendência, como #foodlovers ou #foodporn, demonstram bem como estamos apresentando nossos alimentos aos outros.
O hábito de fotografar nossa comida é mais intenso em redes como o Instagram e, para que possamos fazer uma publicação, estamos tentando criar pratos mais saudáveis e com melhor aparência, que motivem as curtidas que tanto desejamos e tragam novos seguidores para nossas páginas.

 

2. Pratos mais amigos do meio ambiente

Vegetarianos e vegans estão aumentando no mundo e existem variados motivos para que assim seja.
A indústria pecuária tem sido largamente atacada em todo o mundo, não só por tratar os animais de uma forma desumana, em algumas situações; como também pela pegada de carbono que está gerando.
Perante essas notícias e para tentar proteger o meio ambiente, muitas pessoas estão adotando uma alimentação mais sustentável, o que motiva uma alteração significativa na gastronomia, dando relevo a alimentos vegetais.

 

3. Pratos a pensar no delivery

Pelas circunstâncias que marcam 2020, com o aparecimento da pandemia do Coronavírus, também a comida para entrega em casa faz parte das tendências.
Nesse momento, devido ao isolamento, cada vez mais pessoas estão pedindo esses serviços e os estabelecimentos estão se adaptando, criando menus que possam chegar, sem perda de qualidade, até à casa dos consumidores.
Esse processo está fazendo com que a própria entrega seja modernizada e com que os métodos de preparação se tornem mais rápidos, mais simples e mais eficientes.
Por outro lado, está também aumentando o leque de possibilidades no momento de pedir a comida que deseja receber em casa.

spot_img
spot_img

Leia mais