22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Assembleia Legislativa celebrará centenário de nascimento do governador Jorge Lacerda

spot_img

Assembleia Legislativa celebrará centenário de nascimento do governador Jorge Lacerda

spot_imgspot_img

Para marcar o centenário de nascimento do governador Jorge Lacerda – que completaria 100 anos nesta segunda-feira, 20 -, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (AL) promoverá uma série de eventos, que terão início na próxima semana. As informações são da Agência de Notícias da AL.

Além de uma exposição contando a trajetória de vida de Lacerda, o parlamento promoverá, no dia 29, uma sessão especial em homenagem ao ex-governador. O lançamento de um livro e de um documentário sobre Jorge Lacerda também constam na programação.

A ideia das homenagens partiu do deputado Edison Andrino (PMDB). Em outubro do ano passado, a Presidência da Assembleia criou uma comissão especial, formada por servidores da Casa, jornalistas e parentes do homenageado, responsável pela organização dos eventos que marcam o centenário.

Programação

A sessão especial em homenagem a Lacerda será no dia 29, às 19h, no Plenário da Assembleia Legislativa. Após a sessão, será inaugurada na Galeria Ernesto Meyer Filho, no Hall do Palácio Barriga Verde, uma exposição, com curadoria do museólogo Max José Muller, que traz resumida a trajetória de Jorge, contada através de fotos, citações, dados históricos e na exposição de objetos e lembranças pessoais cedidas pelos familiares.

Juntamente com a abertura da exposição, o jornalista e escritor Moacir Pereira lançará o livro “Jorge Lacerda: jornalista, humanista e estadista”. A obra tem uma longa introdução do autor sobre a vida em Florianópolis nas décadas de 40 e 50, os principais discursos e as manifestações das maiores autoridades, intelectuais e artistas que viveram com o homenageado.

Além da exposição e do lançamento do livro, está previsto o lançamento do longa-metragem "Centenário de Jorge Lacerda" de autoria de Roberto Lacerda Westrupp, neto do ex-governador. Readaptação de um documentário do mesmo autor, conta a trajetória de Jorge em filmes, imagens e áudios da época. Ainda integra o trabalho depoimentos inéditos de autoridades, amigos, colaboradores e admiradores de Jorge. Roberto vem realizando esse trabalho de resgate da memória de seu avô há dez anos.

Quem foi

Jorge Lacerda nasceu em 20 de outubro de 1914, em Paranaguá (PR). Formou-se em medicina em Curitiba e depois foi para o Rio, onde iniciou a carreira de jornalista, no jornal A Manhã. Na capital fluminense, além de se formar em direito, destacou-se pelo envolvimento com as artes e a literatura.

Lacerda foi deputado federal catarinense entre 1950 e 1955 e governou Santa Catarina de janeiro de 1956 até 16 de junho de 1958, quando faleceu, aos 43 anos, em um desastre aéreo nas proximidades de Curitiba. No mesmo acidente, morreram o ex-presidente da República e ex-senador catarinense Nereu Ramos e o então deputado federal catarinense Leoberto Leal.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img