Florianópolis, 28 março 2026
spot_img

Assembléia realiza Seminário Nacional de Gestão Estratégica

EventosAssembléia realiza Seminário Nacional de Gestão Estratégica
spot_img

Conheça as startups selecionadas para a 5ª edição do Inova Startups

Programa reforça Santa Catarina como polo estratégico de inovação...

Evento gratuito promove apoio e conecta mães atípicas a rede de especialistas

Encontro propõe acolhimento, troca de experiências e cuidado integrado...

Jurerê Internacional: o bairro que chegou no seu melhor momento

Jurerê Internacional sempre foi um bairro de demanda estruturalmente...
spot_img

Compartilhe

Nos dias 11 e 12 de dezembro, a Assembléia Legislativa de Santa Catarina recebe gestores municipais e estaduais dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário de todo o Brasil. O encontro, totalmente gratuito, será durante o Seminário Nacional de Gestão Estratégica no Poder Legislativo, que tem como objetivo discutir e desenhar um novo modelo de gestão.

Os organizadores esperam reunir cerca de 400 pessoas no Auditório da Alesc e, para isso, oferecem programação variada com palestras, apresentações de cases e de projetos do Planejamento Estratégico da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Entre as palestras, destaque para “Desafios da Administração da Câmara dos Deputados”, proferida por Sérgio Sampaio, diretor-geral da Câmara dos Deputados. Para mostrar que grande parte do que fazemos na vida necessita de planejamento, o economista, velejador e presidente da Schurmann Corporate, Vilfredo Schurmann, faz palestra de encerramento, denominada “Navegando com Sucesso”. Ele conta como planejou a viagem de volta ao mundo com sua família.

Para ampliar a troca de experiências, os cases trazem assuntos variados como o “Centro de Apoio às Câmaras Municipais – Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais”, apresentado pelo jornalista Jorge Aurélio Pôssa Filho, e “Modernização Tecnológica na Câmara Municipal de Porto Alegre”, da coordenadora da Assessoria de Informática, Márcia Almeida.

Como o Planejamento Estratégico é hoje um instrumento fundamental para o gestor, a Assembléia Legislativa de Santa Catarina lança no Seminário seu planejamento 2009/2012. Neste ano, o Planejamento Estratégico deu um grande passo.

Com objetivo de definir onde a Alesc quer chegar, a iniciativa permite agrupar projetos antes realizados isoladamente, explica Neroci Raupp, diretor geral da Alesc. Projetos elaborados por diferentes setores da Casa foram avaliados pela Comissão de Acompanhamento de Projetos Especiais, que os classificou em estratégicos (16), gerenciais (49) e subprojetos (71). Convalidados, eles foram aplicados no Planejamento Estratégico 2009/2012.